Entenda o que é Arquitetura Social e o exemplo do Passeio Pedra Branca

Tempo estimado: 3 minutos

A Arquitetura Social desempenha o papel de repensar o planejamento urbano das cidades priorizando as pessoas e estimulando o comprometimento com o que é considerado socialmente justo, culturalmente diverso, economicamente viável e de menor impacto ambiental.  

As soluções arquitetônicas e urbanísticas adotadas contemplam iniciativas de responsabilidade ambiental e social com propósito de resolver os principais desafios dos arquitetos e urbanistas para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável

Dessa forma, as escolhas são pautadas considerando questões estéticas, funcionais e de segurança, mas também considerando a sustentabilidade como parte importante do processo de desenvolvimento urbano dos endereços. Fatores que contribuem na qualificação dos espaços urbanos, sejam públicos, privados, comerciais, residenciais ou de lazer. 

Arquitetura Social: exemplo do Passeio Pedra Branca

O Passeio Pedra Branca, é uma referência de projeto urbanístico inovador que aderiu à arquitetura social para proporcionar bem-estar aos moradores, frequentadores e visitantes. Localizado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), o endereço é um lugar de convivência, onde as pessoas podem morar, trabalhar, estudar e se divertir em harmonia com a natureza. 

Um bairro compacto, completo e conectado, localizado no coração da Cidade Criativa Pedra Branca, o Passeio Pedra Branca, é um exemplo do poder transformador da aplicação de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Recriado a partir das premissas do Novo Urbanismo que tem como foco a promoção da “caminhabilidade”, a nova centralidade do bairro — projetada com a consultoria do renomado escritório dinamarquês Gehl Architects, DPZ Latin America e Jardins e Afins Arquitetura Paisagística — resultou em um espaço público atraente, confortável e seguro.

Viva a rua. Esse é o conceito do Passeio Pedra Branca, planejado para ser mais do que um shopping a céu aberto, com mix variado de opções de comércio e serviços integrados a empreendimentos residenciais.

A primeira rua compartilhada do país foi pensada para ser, também, um estímulo à vida urbana. Restaurantes e bares movimentam a atividade noturna, incentivada pela iluminação pública de qualidade e segurança. Para incentivar o lazer, além de espaços de convivência ao ar livre com atrativos naturais, o endereço conta ainda com mobiliário urbano de qualidade e uma programação mensal cultural que integra feira de artesanato e de alimentos orgânicos a atrações festivas e temáticas, como o Natal Encantado, evento já consolidado na região.

Premiado e reconhecido como novo marco em projetos urbanos para a iniciativa pública e privada, o Passeio Pedra Branca conta com 7 empreendimentos residenciais e comerciais para atender mais de 8 mil moradores e um público flutuante mensal de 100 mil, movimentando cerca de R$1 bilhão anuais pelas empresas do município. 

O planejamento do plano diretor visa comportar em 2025 cerca 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, gerando aproximadamente, 15 mil empregos.

Diferenciais que tornam o Passeio Pedra Branca referência em arquitetura social no país:

  • Conforto: A pé ou de bicicleta, uma experiência única. O Passeio Pedra Branca aposta no chamado placemaking, criando espaços que promovem saúde e bem-estar e conectam pessoas;
  • Elegância: O paisagismo com abundante e diversificada vegetação e a arquitetura urbana que prioriza as pessoas dão a exclusividade Pedra Branca. A valorização dos recursos naturais sempre foi um dos pilares do projeto urbanístico;
  • Pioneirismo: Um convite para desfrutar a vida ao ar livre, fortalecendo o senso de coletividade e estimulando a convivência como princípios norteadores;
  • Exclusividade: É um convite a um novo estilo de vida. Um lugar a céu aberto, onde a rua se entrelaça com o paisagismo e se equilibra com a natureza que possibilita morar, trabalhar, estudar e se divertir em um só lugar. 

Conheça as oportunidades disponíveis e faça da Cidade Pedra Branca seu próximo endereço!

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.