Cidade Criativa Pedra Branca: bairro-cidade modelo em planejamento urbano sustentável

Tempo estimado: 2 minutos

Cidade Criativa Pedra Branca — bairro planejado localizado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, é considerado modelo em planejamento urbano sustentável. Projetado há cerca de 20 anos com a consultoria de renomados escritórios de arquitetura e urbanismo do Brasil e do mundo, a Cidade Criativa Pedra Branca aposta no conceito do Novo Urbanismo.

Desde sua concepção — quando se idealizou a transformação de uma fazenda familiar em um bairro planejado que reúne de forma integrada empreendimentos residenciais e comerciais, além de variadas opções de serviços, lazer e educação a distâncias confortáveis para serem percorridas à pé, de bicicleta ou outros modais ativos — a Cidade Criativa adota o planejamento urbano sustentável com foco nos pedestres, nas construções sustentáveis e na qualidade dos espaços públicos.

O bairro-cidade construído de forma planejada, equilibrada, criativa, consciente e responsável aposta na criação de espaços urbanos que promovem saúde e bem-estar e conectam pessoas. Dispõe de infraestrutura completa, incluindo apartamentos, lojas, escritórios, universidade, escolas, bancos, restaurantes, parques, praças e hospital ao alcance de todos. 

Planejamento urbano sustentável norteia soluções adotadas na Cidade Criativa Pedra Branca

Projetado sob os conceitos do Novo Urbanismo, o empreendimento catarinense é referência internacional em planejamento urbano sustentável. Um dos focos deste movimento é o equilíbrio entre as construções, para atender as necessidades humanas e do ambiente, além de envolver a comunidade na gestão sobre os espaços dos bairros.

Ao adotar o planejamento urbano sustentável, a Cidade Criativa Pedra Branca implementa soluções inovadoras, criativas e eficientes para projetar um espaço urbano mais humano. O projeto urbanístico da Cidade Criativa Pedra Branca é constantemente aprimorado e novos empreendimentos são lançados, visando ainda mais inovação no desenvolvimento do bairro, com a entrega do Aeropark, loteamento empresarial e aeronáutico, e do Reserva da Pedra, condomínio de lotes com praia e lagos artificiais em formato inédito em Santa Catarina. 

Pilares do novo urbanismo incorporados no planejamento da Cidade Criativa Pedra Branca

Densidade equilibrada – Compacta

A Cidade Pedra Branca tem capacidade para, no futuro, habitar 40 mil moradores, promover 30 mil empregos e receber 10 mil estudantes. O bairro possui 1,7 milhão de metros quadrados de área construída e cerca de 12 mil empreendimentos, entre apartamentos, escritórios, centros comerciais e industriais.

Conectada e sustentável

Bairro compacto, completo, e conectado que incentiva a vida em comunidade ao promover espaços urbanos acessíveis e com infraestrutura de qualidade que estimula a convivência entre as pessoas e fortalece as conexões entre os que ali residem ou trabalhem.

Prioridade ao pedestre

Inspirados no conceito de “Cidade para Pessoas”, cunhado pelo arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, decidiram refazer a rua principal da nova centralidade de bairro, dando origem ao Passeio Pedra Branca. Primeira rua compartilhada do país, inaugurada em 2013. Um lugar a céu aberto, onde a rua se entrelaça com o paisagismo e se equilibra com a natureza e que oferece diversas opções de serviços, lazer, prédios comerciais e residenciais. 

Conheça mais sobre o conceito e a história do Passeio Pedra Branca neste artigo!

Uso misto, espaços públicos atraentes e seguros 

A diversidade de usos, com imóveis residenciais e comerciais para oferecer um variado mix de produtos e serviços para compras e lazer, estimula a vida urbana durante o dia e a noite, proporcionando maior comodidade e segurança. Para estimular a vida urbana investe em espaços públicos atraentes com ruas dotadas de mobiliário urbano confortável, arborização, segurança e sinalização. 

Criativa e Complexa

O inovador método colaborativo para desenvolvimento da Cidade Pedra Branca resultou em soluções criativas e projetos eficientes. A metodologia adotada foi a Charrete, idealizada por urbanistas norte-americanos nos anos 1980 para o planejamento de projetos, adotada de forma inédita no Brasil.

Venha viver ou instalar sua empresa na Cidade Criativa Pedra Branca

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *