A tecnologia e o crescimento do conceito de Cidade Inteligente

A tecnologia e o crescimento do conceito de Cidade Inteligente
Tempo estimado: 4 minutos

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa rotina. Agora, já parou para imaginar como ela se aplica no seu município? Conheça o conceito de Cidade Inteligente e o seu crescimento acelerado ao redor do mundo. 

O que é uma cidade inteligente?

Conhecida como “tech city” ou “smart city”, uma cidade inteligente é muito mais do que um espaço ou um determinado município. Alguns estudos mostram que esse é o nome dado para um sistema de pessoas que estão sem interagindo e usando seus conhecimentos e recursos para desenvolver a cidade economicamente e culturalmente. 

Porém, muito além desse desenvolvimento otimizado e eficaz da cidade e de suas ações, uma cidade inteligente tem o uso da tecnologia extremamente presente em todos os processos do dia a dia. 

Para muitas pessoas, o conceito de cidade inteligente ainda é muito aberto ou abrangente, uma vez que, a própria inteligência pode ser interpretada de diversas maneiras. Inclusive, o cientista norte-americano, Howard Gardner tem sua teoria das inteligências múltiplas, que defende que existem sete tipos de inteligência:

  1.  lógico matemática; 
  2. linguística;
  3. espacial;
  4. corporal;
  5. interpessoal;
  6. intrapessoal;
  7. musical; 

Independente se você acredita na teoria de Gardner ou enxerga a inteligência de uma outra maneira, podemos considerar que o conceito está intrinsecamente relacionado à capacidade de realizar ou solucionar algo. É assim que uma cidade inteligente deve ser vista, como uma solução para as necessidades daquela sociedade. 

Hoje, as chamadas “smart cities” já estão superando diversos centros globais. De acordo com um estudo feito pela feito pela seguradora inglesa Savills, o PIB das cidades inteligentes deve aumentar 36% na próxima década. 

Um exemplo de tech city é Pequim, na China, que tem chamado a atenção dos investidores e já acumulou uma média de US$ 34 bilhões nos últimos três anos. 

O estudo ainda mostra que a ideia de coworking, ou seja, espaços de trabalho compartilhados, também está crescendo exponencialmente no setor de tecnologia. Em uma cidade inteligente, o conceito de compartilhamento é muito forte, principalmente pela economia que ele pode gerar para todos. 

Qual a importância para a sociedade?

O que passa pela sua cabeça quando pensa em tecnologia e inteligência? Há algumas décadas, imaginávamos que no século XXI já haveria carros voadores e robôs em todos os cantos da cidade. Porém, essa ainda não é a realidade da maior parte das comunidades ao redor do mundo. 

Hoje, a tecnologia de ponta ainda permanece nos países mais desenvolvidos. Porém, isso não significa que não possa existir uma smart city aqui mesmo no Brasil. Um estudo da empresa de consultoria empresarial americana McKinsey & Company mostra a importância da cidade inteligente para a sociedade. 

De acordo com o artigo desta companhia, o desenvolvimento tecnológico e inteligente em uma cidade tem a capacidade de evoluir também outros pontos dentro daquela comunidade. São alguns deles:

  • praticidade e mais tempo livre nas rotinas;
  • mais segurança para atividades do dia a dia;
  • um custo de vida mais justo para todos;
  • criação de empregos e oportunidades;
  • maior conexão social entre as pessoas da comunidade;
  • preservação e qualidade do meio ambiente;
  • maior prevenção de doenças e acesso à saúde;

5 características de uma cidade inteligente

Então, quais são as características ou as formas de definir uma cidade inteligente nos dias atuais? O ponto principal é o desenvolvimento sustentável como base para esta comunidade. 

O desenvolvimento sustentável é um modelo de desenvolvimento econômico, social e político, mas sempre em harmonia com o meio ambiente. Isso significa que todos os recursos naturais são utilizados de maneira inteligente, sempre atendendo às necessidades da sociedade moderna. O objetivo é que os recursos sejam preservados e mantidos para as gerações futuras. 

Desta maneira, entre as características de uma cidade inteligente ou smart city estão iniciativas do governo e da comunidade nas seguintes áreas:

  1. Social: o desenvolvimento de ações que gerem um acesso à cultura e educação de qualidade. Isso envolve o gerenciamento de escolas, museus, galerias de arte e lazer em geral. 
  2. Econômico: uma cidade inteligente está conectada com a geração de empregos, formação de empreendedores e planos de crescimento da economia local.
  3. Meio ambiente: o cuidado em todo o planejamento urbano está vinculado à preservação da natureza. Estímulos à redução, reuso e reciclagem, por exemplo.  
  4. Mobilidade: o fácil acesso aos serviços públicos, uma movimentação tranquila na cidade e a ampliação de transportes sustentáveis estão no foco das smart cities. 
  5. Referência: com o objetivo macro de melhorar o turismo da região, uma cidade inteligente também deve estar focada em se tornar referência global em suas ações.

Uma cidade inteligente perto de você 

Ao pesquisarmos sobre as maiores cidades inteligentes hoje no mundo, podemos encontrar grandes nomes como Nova Iorque, Pequim, Amsterdã, Londres, Singapura… 

Porém, já imaginou encontrar uma cidade inteligente perto de você? De encontro com a sua comunidade e a sua rotina? Apesar do projeto ser desafiador, a Cidade Pedra Branca foi criada com o objetivo de ser uma cidade criativa, inteligente, sustentável e o lugar ideal para as famílias e empresas construírem seus futuros.  

Localizada no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, a Cidade Pedra Branca  possui um total de 2.300 lotes, em cerca de 250 hectares. Um espaço que, desde 2013, já oferece oportunidades para moradias, comércio, serviços, lazer, trabalho e educação.

Seguindo uma das principais características de uma cidade inteligente, na Pedra Branca, todas as distâncias são confortáveis para serem percorridas a pé ou de bicicleta.Um bairro-cidade completo e prepradado para 40.000 moradores, 30.000 empregos e 10.000 estudantes

Conheça mais sobre a Cidade Pedra Branca e se surpreenda com a possibilidade de encontrar uma cidade inteligente perto de você: https://www.cidadepedrabranca.com.br

Categoria:
Cidade Inteligente,Notícias,Setor Imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *