Connected Cities: principais estratégias para criar uma cidade conectada

Tempo estimado: 3 minutos

As cidades inteligentes são sistemas urbanos que unem pessoas através de interações, usando insumos que aceleram o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Um dos principais princípios de cidades inteligentes é o chamado connected cities, um conceito que aborda as estratégias de cidades conectadas. 

Tempo de leitura: 04 minutos

O conceito de cidades inteligentes abrange muitos outros conceitos para estabelecer uma estrutura sólida e futurista. É como se o futuro estivesse aqui! E um dos conceitos que está presente na fundamentação de uma cidade inteligente é o conceito de cidade conectada, também chamada de connected cities no âmbito internacional. Continue a leitura para entender mais! 

O que são as connected cities?

As connect cities, ou cidades  conectadas, buscam priorizar a conexão com outras regiões através de uma integração entre rodovias aos demais bairros da cidade possibilitando múltiplas alternativas de ir e vir para os cidadãos. 

Além disso, a utilização de um transporte coletivo inteligente e integrado à região metropolitana e o estímulo ao transporte por bicicleta é proposto ao proporcionar uma extensa rota de ciclovias. 

Connected cities
Você conhece o conceito de connected cities?

O conceito de conectividade também está diretamente relacionado à Internet of Things, também chamado de “Internet das Coisas”, ou IoT. Esse conceito consiste, basicamente, em permitir que dispositivos diferentes se conectem por meio da internet, criando assim, uma rede de dados. Dessa forma, as tomadas de decisões são facilitadas e unificadas, diante dos fatos estarem conectados.

As cidades acabam se transformando em múltiplos centros, cada um com suas utilidades, que se complementam. O conceito de conectividade proporciona um ambiente que proporciona uma maior integração através de transportes públicos, integrando ciclovias, bicicletas compartilhadas e bicicletários nos terminais de ônibus ou Metrô, e também conexão através de WI-FI nas ruas, praças e demais espaços públicos.

Saiba como a tecnologia influencia em connected cities 

A tecnologia está muito presente em cidades inteligentes com diversos objetivos. Um deles é de melhorar a mobilidade urbana, estando diretamente ligada ao princípio da conectividade de cidades inteligentes. 

Connected cities

A Cidade Criativa Pedra Branca é um bairro bastante funcional através de diversos conceitos, e um deles é o Street Calm, você conhece? A estratégia induz a redução da velocidade dos veículos em um determinado espaço. Essa indução pode acontecer com o planejamento de vias niveladas com as calçadas, criando ruas compartilhadas, que priorizam o pedestre e facilitam a mobilidade urbana, como o Passeio Pedra Branca, no coração do bairro.

Como as connected cities influenciam na saúde das pessoas? 

Além de incentivar hábitos de locomoção saudáveis, como as ciclovias e projetos urbanos que priorizam pedestres, a conectividade acaba desenvolvendo uma nova cultura que incentiva a comunicação dos habitantes da comunidade e o respeito como prioridade em espaços públicos. 

Esses fatores andam lado a lado com a saúde tanto física quanto mental para quem escolhe viver de maneira inovadora. 

Uma nova cultura é desenvolvida! 

Escolha viver o futuro hoje, escolha viver em uma smart city. 

Connected cities

Bairro Cidade Pedra Branca: conheça o futuro! 

Com o planejamento em pauta desde o fim da década de 90, o bairro Pedra Branca é referência quando se fala no conceito smart city, usando com excelência os conceitos, inclusive a conectividade. 

Você sabia que 10 princípios norteiam o projeto de construção do bairro inteligente Pedra Branca? São eles: 

  1. Prioridade ao pedestre; 
  2. Uso misto: Cidade completa; 
  3. Espaços públicos atraentes e seguros; 
  4. Diversidade de moradores; 
  5. Senso de Comunidade; 
  6. Densidade equilibrada; 
  7. Harmonia entre a natureza e as amenidades urbanas; 
  8. Sustentabilidade e alta performance do ambiente construído;
  9. Conectividade;
  10. Estilo de vida.

Conheça ainda mais a Cidade Criativa Pedra Branca

Localizado na cidade de Palhoça, Santa Catarina, o bairro apresenta o futuro em cada detalhe e em cada conceito estabelecido. Acesse o site para conhecer o projeto!  

Gostou do tema e quer entender um pouco mais sobre esse universo das cidades inteligentes e como elas se conectam com pessoas e entre si? Confira mais conteúdos em nosso blog: 

Novo morar: Tendências moradia do futuro

Smart city: conheça 3 fatores que definem as cidades inteligentes

A tecnologia e o crescimento do conceito de Cidade Inteligente

Nos vemos em breve com mais conteúdos sobre o assunto. Até logo!

Categoria:
Cidade Inteligente,Estilo de Vida,Vida na Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *