Diferenciais de morar em um bairro planejado para pessoas

Tempo estimado: 3 minutos

Um bairro planejado é um bairro preparado para atender às necessidades dos seus moradores, facilitar o dia a dia, a convivência, a vida saudável e criar um ambiente que une, harmoniosamente, os espaços de trabalho, lazer e moradia. Saiba mais neste artigo!

Quando o bairro é planejado para as pessoas, ele promove o desenvolvimento da qualidade de vida. Por isso, vamos mostrar a seguir os principais diferenciais de morar em um bairro planejado para melhorar a vida das pessoas. Continue a leitura!

Mobilidade urbana

Em uma organização urbana “normal”, os automóveis e edifícios tomam o centro do planejamento e acabam tirando o foco dos espaços públicos e áreas de pedestres. Mesmo em lugares que valorizam o transporte público, dificilmente há um planejamento eficiente que evite o trânsito, as filas, as longas distâncias e os transportes lotados.

Já em um bairro planejado com foco nas pessoas essa dinâmica é invertida. O foco são as pequenas distâncias, o desenvolvimento saudável da mobilidade urbana e o incentivo ao deslocamento a pé.

Pedestrianismo: a caminhada como ponto de partida

Como vimos anteriormente, o bairro planejado incentiva o deslocamento a pé. Isso quer dizer que o seu planejamento prevê distâncias menores entre casa, trabalho e lazer, além de priorizar as calçadas e o uso misto e diversificado do espaço urbano.

No livro “Cidade para Pessoas”, de Jan Gehl, o arquiteto e urbanista dinamarquês descreve o pedestrianismo como o ponto de partida para projetos bem-sucedidos de bairros planejados.

Segundo ele, para desenvolver uma sociedade mais aberta e democrática, além de cidades mais vivas, seguras, sustentáveis e saudáveis, é urgente a priorização da locomoção a pé. Por isso, caminhar se torna prioridade e ponto de partida em bairros planejados.

Sustentabilidade

Esse é um tema importante e bastante discutido de uns anos para cá, não só no urbanismo. Um planejamento urbano não sustentável acaba impactando negativamente na saúde e no meio ambiente, causando um desequilíbrio bastante danoso para a sociedade.

Já em um bairro planejado, a sustentabilidade é favorecida e fortalecida pelo incentivo ao deslocamento verde – por meio de caminhada, bicicleta ou transporte público –, bem como o uso de reaproveitamento da água, horta comunitária, energia solar etc.

Senso de comunidade

Um lugar que promove tal nível de priorização da qualidade de vida, sustentabilidade e saúde cria automaticamente um senso de comunidade muito maior em seus moradores. O lar se estende de dentro das casas para a rua. O espaço público vira espaço de manifestação cultural, de troca, de convivência e interação entre as pessoas.

Esse senso de comunidade faz com que os bairros planejados sejam, também, mais seguros, diferentemente do que acontece em bairros sem esse planejamento. Uma comunidade unida se protege e permanece se cuidando.

Tecnologia e inovação

A tecnologia é grande aliada dos bairros planejados, facilitando a preservação da qualidade de vida e do meio ambiente, por meio da criação de soluções inovadoras que melhorem, cada vez mais, a vida de moradores e visitantes.

Presentes desde a construção até o dia a dia dos moradores, a tecnologia e a inovação andam de mãos dadas em toda a infraestrutura, nos dispositivos de segurança, painéis solares e, até mesmo, no paisagismo que traz vida e beleza ao bairro.

Novo urbanismo

O novo urbanismo é um movimento de planejamento urbano focado na qualidade de vida das pessoas. Por isso, o movimento novo urbanista serviu como inspiração para a criação da Cidade Pedra Branca.

Os bairros planejados sob essa influência criam ambientes de uso misto, equilibrado e sustentável do espaço urbano, mas que priorizam as pessoas antes de tudo.

Porém, para que isso aconteça, algumas ferramentas devem ser adotadas como, por exemplo: 

  • garantir segurança para pedestres e ciclistas em todo o espaço urbano, além da livre circulação; 
  • a existência de abrigo para sol, chuva e vento, a fim de permitir e promover a permanência de pessoas em espaços públicos por mais tempo; 
  • acessibilidade e ausência de obstáculos, para que o bairro seja mais convidativo e democrático; 
  • espaços públicos direcionados a atrações e convivência;
  • vistas e paisagens à vista; 
  • níveis baixos de ruídos; 
  • incentivo à prática de esportes e atividades presentes nas ruas.

Cidade Pedra Branca: um bairro planejado para as pessoas

A Cidade Pedra Branca é um bairro planejado e moldado às características do novo urbanismo, em que cada detalhe valoriza a convivência, hábitos saudáveis e a qualidade de vida. O ambiente convida os moradores a conviver e permanecer, sendo um lugar seguro e querido por todos.

O nosso bairro-cidade é referência internacional em planejamento e sustentabilidade, pois é inteiramente pensado para permitir que as pessoas assumam a liderança, incentivando a vida ao ar livre e sempre colocando a tecnologia e a sustentabilidade em primeiro plano para beneficiar moradores e visitantes.

Por isso, a Cidade Pedra Branca é uma alternativa para quem procura melhorar a qualidade de vida em um ambiente planejado e integrado, onde é possível trabalhar a poucos minutos de caminhada de casa.

Conheça mais sobre os princípios da Cidade Pedra Branca através do nosso site e descubra outras vantagens de morar em um bairro totalmente pensado para as pessoas!

Gostou do conteúdo? Leia também:

Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog. Até logo!

Categoria:
Cidade Inteligente,Estilo de Vida,Nossa Casa, Pedra Branca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.