Inovação nas Cidades Inteligentes

Tempo estimado: 2 minutos

A inovação nas cidades inteligentes é alternativa para adaptar o planejamento urbano com o propósito de tornar as cidades mais amigáveis, funcionais, conectadas e tecnológicas, priorizando o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. 

De acordo com o IBGE, 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, e a expectativa é que esse número ultrapasse 90% em 2050. Diante do crescimento populacional e os desafios que os novos tempos impõem, é necessário planejar o desenvolvimento sustentável do espaço urbano, desenhado para ser lugar de convívio que proporciona uma infraestrutura completa com opções de serviços, lazer e entretenimento acessíveis ao alcance de uma caminhada

As cidades inteligentes ou Smart Cities, utilizam a tecnologia de modo estratégico para criar soluções urbanas sustentáveis e propor melhorias necessárias que promovam inclusão, integração e harmonia com o meio ambiente. 

Portanto, a inovação urbana requer muito mais do que investimentos apenas em tecnologia, sendo necessário empregar esforços também na gestão, planejamento, modelo de governança e no desenvolvimento de políticas públicas na busca por iniciativas que integrem design, tecnologia e sustentabilidade no ambiente urbano, promovendo as transformações necessárias para tornar as cidades mais inteligentes.

Além de melhorar a eficiência dos serviços, a inovação nas cidades inteligentes também visa otimizar a mobilidade urbana, melhorar as condições urbanísticas e ainda movimentar a economia colaborativa, promovendo o desenvolvimento econômico da região. 

Entenda quais são as principais características do modelo de planejamento urbano das cidades inteligentes para o desenvolvimento de espaços colaborativos, criativos e socialmente responsáveis. 

Planejamento urbano das cidades inteligentes

A implementação de um modelo inteligente de cidade exige um planejamento urbano eficiente pautado no Novo Urbanismo, conceito inovador que adota uma abordagem humanizada e inclusiva para assegurar o desenvolvimento ordenado dos grandes centros. 

O planejamento de uma cidade inteligente visa desenvolver soluções sustentáveis, oferecer moradia e serviços de qualidade e proporcionar uma infraestrutura completa e acessível para quem deseja morar, trabalhar, estudar ou se divertir em um espaço que contempla as suas necessidades. 

A Cidade Criativa Pedra Branca possui atributos essenciais para que a cidade seja considerada inteligente. Inspirado em cidades inteligentes ao redor do mundo que consideram as pessoas como protagonistas no planejamento urbano, o projeto pioneiro no Brasil e América Latina, contou com a consultoria de renomados escritórios de arquitetura nacionais e  internacionais.

Economia de tempo das pessoas ao reduzir deslocamentos

Uma cidade inteligente permite a livre circulação a pé ou por meio de modais ativos como bicicleta de forma integrada a um transporte público eficiente, reduzindo o tempo gasto em longos deslocamentos.

Segurança

Com o suporte da tecnologia, além de outras iniciativas que estimulam o senso de comunidade, as cidades inteligentes oferecem ruas seguras e espaços públicos vibrantes. 

Empregabilidade

A inteligência da cidade está na valorização da vocação local para melhor aproveitar as suas potencialidades, como cultura e atividades econômicas já estabelecidas, resultando em empregos, dinamismo econômico, investimentos públicos e privados para a melhoria das condições de vida da população. 

Conexão social

Os espaços públicos são planejados para atender as necessidades de moradores, frequentadores e visitantes, visando a facilidade de acesso a serviços básicos e a socialização. 

Sustentabilidade

A arquitetura sustentável gera menor impacto socioambiental no processo de urbanização ao adotar soluções para o aproveitamento máximo dos recursos naturais disponíveis na construção de empreendimentos com maior eficiência e produtividade, reduzindo custos e desperdícios.

Conheça as opções de empreendimentos disponíveis para investir na Cidade Criativa Pedra Branca.

Categoria:
Cidade Inteligente,Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *