Investimento inteligente: comprar ou alugar salas comerciais?

Tempo estimado: 4 minutos

Se preocupar em escolher a melhor opção entre comprar ou alugar um imóvel não é uma questão somente de quem procura um lugar para morar, mas também de empresários e profissionais liberais que procuram por salas comerciais para trabalhar ou para investir. Confira, neste artigo, qual a melhor opção para você!

Ter um imóvel próprio, geralmente, é mais vantajoso do que um imóvel alugado, principalmente pela rentabilidade e maior liberdade para otimizar o espaço. Porém, como os benefícios variam de acordo o tipo de imóvel e com os objetivos a médio e longo prazo, é comum que haja muitas dúvidas por parte dos investidores no momento da compra.

Por isso, listamos algumas das principais vantagens de ter uma sala comercial própria. Leia a seguir!

Confira os tópicos deste artigo: 

  • Vantagens para o empreendedor
  • Vantagens para o investidor
  • Bairro planejado: um diferencial para o seu negócio
  • Afinal, comprar ou alugar salas comerciais?
  • Atrium Office: empreendimento no bairro planejado Pedra Branca

Vantagens para o empreendedor

O empreendedor que opta por comprar um espaço para trabalhar, seja para ser usado como loja ou escritório, geralmente pode contar com uma liberdade criativa muito maior para otimizar o seu negócio.

Isso porque a sala comercial, quando não é alugada, precisa estar de acordo apenas com as regras do condomínio onde se situa. Além disso, muitas vezes, o próprio condomínio acaba sendo uma vantagem para essa otimização e a obtenção de resultados melhores.

Entenda mais sobre essas vantagens a seguir.

Mais liberdade para decorar

Se você está ampliando o seu negócio, ter um espaço maior é, por si só, bastante interessante (e, às vezes, até necessário). Mas se você estiver pensando em investir em estratégias de marketing sensorial para alavancar as vendas, por exemplo, ou até mesmo em investir na decoração e planejamento do espaço para melhorar o ambiente de trabalho, comprar uma sala comercial é a melhor opção. 

Independentemente se a sala comercial será destinada para acomodar uma loja ou um escritório, as estratégias que envolvem a decoração influenciam no comportamento das pessoas e, por consequência, no clima organizacional, a fim de impulsionar os bons resultados levando em consideração os princípios da neurociência aplicada ao ambiente de trabalho.

E isso nos leva para a vantagem a seguir. Confira!

Mais atratividade para o cliente

Mais uma vez, independente se o destino final da sala comercial será abrigar uma loja ou escritório, ter um ambiente físico organizado e planejado cria uma relação mais firme entre empresa e cliente. Isso porque o ambiente físico gera um sentimento maior de confiança e de acolhimento.

Se o cliente tem a oportunidade de se encontrar com a equipe e/ou olhar e testar o produto presencialmente, a probabilidade de esse cliente, de fato, fechar negócio – e ainda se tornar fiel à marca/empresa – é muito grande.

O que também colabora para tornar esse espaço atrativo para os clientes e, por consequência, para as empresas, é o lugar onde essa sala comercial está localizada. Então, no momento da compra, considere optar por empreendimentos em localizações privilegiadas e bem estruturadas.

Atrativos do condomínio para clientes e funcionários

O condomínio/empreendimento onde fica a sala comercial é, também, um atrativo interessante. Sua estrutura, quando bem equipada, facilita o dia a dia da empresa e atrai mais pessoas para o local, aumentando o fluxo de clientes e futuros clientes no estabelecimento.

A depender dessa estrutura, outro quesito importante é agregado: a segurança. Esses espaços, geralmente, contam com um bom sistema de segurança para garantir a integridade das salas comerciais e, por consequência, das empresas que as usam.

Vantagens para o investidor

De acordo com o Índice FipeZap Comercial, em 2021, o valor médio do aluguel de salas e conjuntos comerciais subiu 2,62% no país. Porém, a análise por município apresentou que em Florianópolis esse valor caiu (-0,13%).

Mesmo com essa queda, o cenário é bastante promissor, já que se pode entender que a diminuição do valor médio de aluguel na região trará consigo mais rotatividade de aluguéis, ou seja, há rentabilidade para quem investe em salas comerciais.

Já em relação ao preço de venda do segmento comercial, a média de 2021 ficou praticamente estável (-0,03%) após seis anos registrando quedas consecutivas. Mais uma vez, em Florianópolis, o metro quadrado também diminuiu (-3,42%), criando vantagem para o investidor.

Nesse cenário, comprar para alugar se torna uma ótima opção de investimento, principalmente, como vimos anteriormente, levando em consideração o local onde essa sala se encontra.

Bairro planejado: um diferencial para o seu negócio

O bairro planejado apresenta um diferencial inovador para os negócios. A proposta desses lugares é justamente integrar, de forma harmônica, empreendimentos comerciais e residenciais, nutrindo um estilo de vida mais saudável e prático.

Além disso, o bairro planejado também abre espaço para a sustentabilidade, diminuindo a distância entre os lugares, promovendo a locomoção facilitada e, por consequência, facilitando o dia a dia dos cidadãos.

A harmonia entre urbanização e meio ambiente, bem como entre empreendimentos residenciais e comerciais, são características que promovem o bem-estar social e a criatividade. Por isso, o bairro planejado é um ambiente propício para receber tanto as novas empresas quanto as que desejam crescer ainda mais.

Afinal, comprar ou alugar salas comerciais?

Não há uma resposta definitiva, é claro. Tudo depende do seu modelo de negócio e do seu planejamento a médio e longo prazo. Porém, comprar salas comerciais é vantajoso tanto para uso próprio quanto para alugá-las. Além disso, esse tipo de imóvel tende a ter mais estabilidade e contratos mais longos, o que garante um bom negócio.

Outra vantagem, é claro, é não precisar pagar aluguel. Isso traz muito mais possibilidades para alavancar os negócios, além de ter mais liberdade criativa para adequar o ambiente da sua empresa.

Atrium Office: empreendimento no bairro planejado Pedra Branca

Promovendo o uso misto do espaço urbano e trazendo consigo espaços mais inovadores e com princípios que valorizam as pessoas e o meio ambiente, o bairro planejado Pedra Branca traz ainda mais pessoas para perto do seu negócio com o novo Atrium Office.

O Atrium Office se tornou referência nacional no quesito integração e inovação. Seu planejamento criativo, tecnológico e sofisticado conta com salas comerciais, auditório pay per use, hall gastronômico e criativo, espaço de coworking e muito mais!

E para ficar ainda mais completo, o bairro planejado também conta com o Atrium Studios by Xtay, um jeito novo de se hospedar e aliar estadia + trabalho.

Instale a sua empresa em um ambiente inovador e criativo! Para saber mais, visite o nosso site e entre em contato através do WhatsApp

Leia também:

Agradecemos por nos acompanhar até aqui. Até a próxima leitura!

Categoria:
Cidade Inteligente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.