Líder ou chefe: quais as diferenças e porque se preocupar com isso

Tempo estimado: 3 minutos

A fama de um chefe mandão, que causa medo e impõe ordens aos seus colaboradores é um paradigma que vem decaindo com o passar dos anos. Nas empresas modernas, tecnológicas e inovadoras, o papel do líder passou a ganhar destaque. Ninguém quer ser mandado, mas sim entendido e respeitado. 

Com grandes mudanças nos perfis dos profissionais, o mercado precisou se adaptar. A pandemia do Covid-19, isolamento social, home office e a tecnologia imposta acelerou esse processo. De março a outubro de 2020, a pesquisa pelo termo “curso de liderança e gestão de pessoas” nos buscadores da internet, aumentou em mais de 250%, segundo o Google Trends. 

Na escola, aprendemos a competir e a mandar. A colaboração e a liderança são temas que, gradualmente, estão sendo inseridos nos estudos. Por isso, precisamos identificar quem são os chefes e quem são os líderes. 

Características de um chefe 

Em sua grande maioria, os chefes são as pessoas colocadas em um alto nível de poder, com forte tendência a ser autoritário e comandar os funcionários com ordens diretas, considerando-os subordinados.  

A principal característica de um chefe é a centralização do poder, ou seja, não divide as atividades, não compartilha o conhecimento e foca apenas nos resultados lucrativos. 

Uma das dificuldades que um chefe enfrenta é no momento do feedback. Geralmente, esse retorno é inexistente ou falho. Os chefes não incentivam, não elogiam e não motivam a sua equipe, acreditando que ao realizar um bom trabalho, o colaborador “não fez mais do que sua obrigação”. 

Características de um líder 

De acordo com James C. Hunter, em seu livro “O Monge e o Executivo”, liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio do caráter”. 

Ou seja, um líder não é formado pelo título ou cargo que ele possui, mas sim pela influência que ele tem na vida de quem está ao seu redor. 

Diferente do chefe, um líder conduz e inspira as pessoas, sendo o maior motivador da equipe. Enquanto os chefes são temidos, os líderes são respeitados e, muitas vezes, admirados pelo time. 

Uma boa liderança envolve diversas missões e habilidades de quem está à frente da equipe. Entre elas, estão:

  1. Preparar a equipe para alcançar suas metas;

  2. Ajudar os profissionais a desenvolver suas habilidades;

  3. Encorajar e dar suporte nos desafios;

  4. Criar um ambiente seguro e confortável;

  5. Passar confiança;

  6. Delegar e dar liberdade ao time.

Ao realizar essas atividades, o líder gera diversos benefícios para a empresa, mas, o principal deles é resultar em uma equipe muito mais eficiente e assertiva em suas atividades. 

Atitudes de chefe x líder

Identificar as diferenças entre estes dois perfis é muito mais fácil do que imaginamos. Ao colocar as informações de forma comparativa, nos deparamos com os resultados tóxicos que um chefe pode alcançar no ambiente de trabalho. 

CHEFELÍDER
diz: eu; vádiz: nós; vamos
mandaorienta
procura culpadosbusca soluções
fiscalizaconfia
desmoralizaimpulsiona
recusa ajudapede ajuda
fala muitoouve bem
retémdelega
amedrontainspira


Todo ser humano gosta de ser acompanhado, de aprender e crescer com suas próprias habilidades. Mas, para isso é essencial uma boa e consciente liderança. Essa não é uma missão apenas para os setores de recursos humanos, mas de todos os membros de uma equipe. Se você é empreendedor ou atua como colaborador em uma empresa, comece por você. 

Assista, leia e escute conteúdos sobre liderança, a fim de adquirir e aprofundar o seu conhecimento. Assim, será muito mais fácil de identificar e aplicar as características de um líder em sua rotina. Não sabe onde encontrar informações? Confira as dicas:

Livro: 21 leis irrefutáveis da liderança de John Maxwell

Podcast: 5 frases de um chefe fraco e inseguro de Flávio Augusto

Vídeo: Um guia para liderança colaborativa de Lorna Davis


A Cidade Pedra Branca é formada por pessoas criativas, curiosas e em constante desenvolvimento. Construímos mais do que um empreendimento imobiliário, mas uma comunidade onde as pessoas podem morar, trabalhar, estudar, se divertir e evoluir juntas. Confira todos os nossos empreendimentos e faça parte desta transformação > www.cidadepedrabranca.com.br/




Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *