O Novo Urbanismo: o conceito que transforma o dia a dia

Tempo estimado: 6 minutos

O Novo Urbanismo é um movimento de design urbano que promove hábitos de vida mais saudáveis, sustentáveis e que valorizam o senso de comunidade e coletivismo em seus habitantes. Trata-se de um conceito que, por meio dessas práticas, transforma a sociedade.

Não é novidade que hoje as pessoas estão procurando por um estilo de vida mais equilibrado e humanizado. Afinal, o cenário atual despertou um sentimento de urgência em recuperar os laços com a convivência, com a saúde mental e física, com a sustentabilidade e com a comunidade. 

Já percebemos essa tendência acontecendo em outras áreas, principalmente na maior valorização dos pequenos negócios – e é claro que ela não passou despercebida pelos urbanistas. Na verdade, esse olhar mais “humano” para os projetos urbanos já vem acontecendo há algum tempo no cenário mundial.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o Novo Urbanismo, os seus princípios e os motivos que fazem esse conceito transformar o dia a dia das pessoas. Continue a leitura!

Princípios básicos do Novo Urbanismo

O início oficial do que chamamos hoje de Novo Urbanismo foi na década de 1990, quando começaram a ser discutidas novas formas de projetar e melhorar a qualidade de vida dentro e fora dos centros urbanos. Em 1993, a ideia começou a ser mais consolidada com o Congresso do Novo Urbanismo (CNU), que acontece anualmente desde então.

No ano de 1996, o CNU apresentou pela primeira vez, nos Estados Unidos, a Carta do Novo Urbanismo – um documento de referência oficial, que tem o objetivo de formalizar os princípios para orientar políticas públicas, práticas de desenvolvimento, planejamento e desenho urbano.

A carta apresenta 27 ideias divididas em 3 tópicos, que dão norte ao movimento. Em resumo, o Novo Urbanismo é um movimento voltado para o desenho urbano que defende a ideia de que o ambiente físico impacta diretamente na qualidade de vida dos seus habitantes.

Por isso, este movimento prevê o planejamento de cada detalhe do “projeto”, pensando em atender todas as necessidades de quem fará parte da comunidade no dia a dia.

Para que você entenda melhor o conceito, listamos a seguir os 3 princípios apresentados na Carta do Novo Urbanismo. Confira!

“A região: metrópole, cidade e vila”

O primeiro princípio da carta define a metrópole como um conjunto de cidades e municípios, cada um com seus respectivos centros e com limites bem determinados.

A partir daí, é defendida a necessidade de uma relação sensível entre metrópole e área rural, pois entende-se que essa é uma questão não só ambiental, mas, também, econômica e cultural.

Isso quer dizer que o crescimento da metrópole não deve tomar proporções descontroladas a ponto de erradicar os seus limites. É importante que esse crescimento seja estratégico, focado na harmonia entre as áreas urbanas,e a preservação dos recursos ambientais, do tecido social e do investimento econômico.

“A vizinhança, o bairro e o corredor”

Depois de definidos os limites da metrópole, o segundo princípio da Carta do Novo Urbanismo considera a vizinhança, o bairro e o corredor como elementos essenciais para o desenvolvimento da metrópole. Para isso, esses elementos devem ser desenhados de forma a estimular os princípios de comunidade.

Neste momento, destaca-se a importância de encorajar atividades cotidianas percorridas a pé, através do planejamento desses espaços, da maneira mais inclusiva possível. Isso possibilita mais facilidade e praticidade para todos os indivíduos integrantes dessa comunidade e reduz os impactos de intenso fluxo de automóveis.

Além disso, a variedade de tipologias de habitações é defendida para promover, através do contato próximo e diário, a inclusão de pessoas e os laços pessoais e cívicos entre elas, bem como a concentração de atividades institucionais, comerciais e de lazer com fácil acesso.

“O quarteirão, a rua e o edifício”

Por fim, o último princípio do Novo Urbanismo destaca a importância de ruas e espaços públicos serem seguros, acessíveis e receptivos. Portanto, ressalta-se a importância de que a construção de edifícios individuais considere a sua integração ao seu entorno de forma harmoniosa, preservando o espaço coletivo.

No Novo Urbanismo as ruas são acomodadas adequadamente de forma a respeitar os passeios e espaços públicos, por onde passam os pedestres. A arquitetura e o paisagismo também levam em consideração a história, o clima e a topografia, a fim de reforçarem a identidade das comunidades e a cultura da democracia.

O Novo Urbanismo: a transformação de fora para dentro

Há séculos, psicólogos e estudiosos da mente humana discutem a influência do ambiente no desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito ao comportamento.

Um dos pensadores mais importantes dessa abordagem, e fundador do behaviorismo nos Estados Unidos, John B. Watson (1878-1958), defendia que o comportamento humano é inato-adquirido, ou seja, depende dos aspectos culturais e ambientais nos quais os indivíduos estão inseridos. Isso quer dizer que as pessoas são facilmente moldadas de acordo com a influência física ao seu redor.

Como você pôde perceber até aqui, o conceito de Novo Urbanismo se apoia, de modo geral, nessa ideia de que a sociedade se modifica de acordo com o que há ao seu redor. Acredita-se que um ambiente agradável, seguro, inclusivo e estrategicamente planejado proporciona as condições mais adequadas para a prosperidade e felicidade humana.

Por isso, é tão positiva e transformadora a influência desses conceitos nas comunidades que têm o privilégio de viver em um ambiente moldado às características do Novo Urbanismo.

Exemplos de cidades projetadas sob essa influência

O Novo Urbanismo inspirou a construção de muitas cidades que transformaram o modo de viver das pessoas. Veja, a seguir, alguns exemplos de cidades projetadas a partir desse conceito:

Celebration, na Flórida (EUA)

Construída em 1994, a cidade é um empreendimento imobiliário da Walt Disney Corporation em parceria com Cooper, Robertson & Partners e Robert A.M. Stern. Não, você não leu errado. 

A cidade exemplo norte-americana pautada nos fundamentos do Novo Urbanismo é uma cidade da Disney, mas não conta com qualquer alusão aos personagens icônicos da companhia. A cidade, na verdade, foi planejada em referência aos estilos de construção europeus de épocas passadas.

Copenhague, na Dinamarca

A capital dinamarquesa é conhecida mundialmente como um exemplo de planejamento urbano eficiente e pelo incentivo ao uso de bicicletas como o principal meio de transporte da cidade. 

A harmonia entre a preservação da história e o incentivo à inovação também caracterizam a arquitetura da cidade e influenciam positivamente o estilo de vida de seus habitantes, fazendo de Copenhague uma das melhores cidades do mundo para viver.

Pedra Branca, Palhoça (SC)

O bairro planejado Cidade Pedra Branca, localizado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, foi planejado na década de 1990 a partir do interesse de empreendedores locais de transformar uma área de fazenda familiar, de 250 hectares, no melhor lugar para viver em Santa Catarina.

Atualmente, conta com cerca de 2.300 lotes, com edificações residenciais, comerciais, institucionais e mistas, projetado para acomodar até 40 mil moradores, 10 mil estudantes e gerar 30 mil empregos.

Tudo isso sem abrir mão dos princípios básicos do Novo Urbanismo, que permitem distâncias confortáveis para serem percorridas a pé ou de bicicleta.

Conheça o bairro planejado Pedra Branca

A partir de diversos estudos e pesquisas sobre as principais tendências mundiais em planejamento urbano sustentável, da contratação de renomadas consultorias e dos melhores arquitetos e urbanistas da região, a Cidade Pedra Branca foi sendo desenvolvida com muito critério, cuidado e eficiência para garantir uso misto e diversificado.

Norteado a partir dos princípios básicos do Novo Urbanismo, o bairro se tornou referência internacional em planejamento urbano sustentável, assim como outros conceitos que contribuíram para criação de um lugar onde é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada.

A Cidade Criativa Pedra Branca é uma alternativa para quem procura melhorar a qualidade de vida, convivendo de maneira mais saudável e menos estressante, num ambiente planejado, integrado e focado na melhoria de vida de seus moradores.

Ficou interessado em conhecer na prática como o Novo Urbanismo funciona? Então venha conhecer a Cidade Pedra Branca e viva essa experiência no melhor bairro da Palhoça!

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para conferir esses três artigos que separamos para você:

Continue nos acompanhando. Até breve!

Categoria:
Estilo de Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *