Porque você deveria praticar esportes

Tempo estimado: 3 minutos

Em março de 2020, o IBGE divulgou dados que mostram que 47% dos brasileiros são sedentários, ou seja, não praticam nenhum tipo de esporte ou atividade física. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os jovens esse número chega a 84%. 

Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, o nível de sedentarismo vem aumentando em nosso país. Porém, por que as atividades físicas e esportes são tão importantes? Não é à toa que desde criança somos estimulados a colocar nosso corpo em movimento, como nas aulas de educação física na escola, por exemplo. 


Reduzir o estresse

Em tempos de tantas mudanças econômicas, sociais e psicológicas, os níveis de estresse tendem a aumentar. Uma das melhores soluções para “acalmar os nervos” e deixar a mente tranquila é a prática de esportes. Os exercícios físicos estimulam a produção de endorfina, um dos hormônios que estimula sensações de alegria e tranquilidade em nosso cérebro. Quer reduzir seu estresse? Comece seu dia com uma corridinha externa e você rapidamente perceberá a diferença. 


Melhorar a qualidade do sono 

Com mais gasto de energia é natural que o corpo fique mais cansado no fim do dia. É cientificamente comprovado que as pessoas que praticam algum tipo de exercício conseguem relaxar e dormir com mais facilidade. Além disso, a qualidade do sono também melhora.


Aumentar a criatividade e concentração

A prática de exercícios físicos desenvolve diversas atividades cognitivas em  nosso cérebro, além de aumentar a quantidade de oxigênio dentro dele. Por exemplo, durante um jogo de vôlei sua mente estará em constante funcionamento e aprendizado, seja sobre suas estratégias ou sobre seus movimentos. Isso gera um reflexo imediato nas demais atividades do seu dia, tornando seu pensamento mais rápido, criativo e focado.


Manter o coração e pulmão saudáveis

O coração também é um músculo e, por isso, precisa ser exercitado. Aumentamos a saúde de nosso coração quando estimulamos ele a bombear mais e melhor o sangue. Isso é possível com o aumento da frequência cardíaca durante as atividades físicas como jogos, corridas e pedaladas. Em poucos meses, você terá muito mais fôlego e isso também aumentará sua capacidade pulmonar e respiratória. 


Fortalecer os músculos e ossos 

Quando realizamos qualquer tipo de exercício, inclusive caminhadas, nosso corpo movimenta um grande número de músculos e ossos. Com o estímulo frequente, essas partes do nosso corpo são desenvolvidas com muito mais foco e qualidade. Os exercícios auxiliam na construção de uma estrutura óssea e muscular mais forte, tornando seu corpo mais resistente e, consequentemente, menos cansado. 


Melhorar a autoestima 

O que muitas pessoas esperam com os exercícios físicos são o emagrecimento e definição corporal. Esses são benefícios consequentes de uma rotina mais saudável e de atividades constantes. A autoestima é positivamente afetada quando cuidamos de nós mesmos. Por mais que o processo para alcançar o “corpo dos sonhos” seja longo, é importante lembrar que sua autoestima e sua mente já estarão melhores a cada dia.


Cerca de 30 minutos de atividade por dia já são suficientes para desfrutar dos benefícios que citamos acima. 

Seja uma pedalada, jogo de vôlei ou futebol com os amigos, caminhada na praia, nadar na piscina ou no mar, ioga, musculação ou o exercício que você preferir. O importante é criar esse hábito e aumentar a sua qualidade de vida. 


No Passeio Pedra Branca você encontra uma estrutura preparada para muitas dessas atividades, e o melhor, na hora que você quiser. A Arena Pedra Branca conta com quadras de vôlei de areia, futevôlei, beach tennis, pistas de mountain bike e de pump track.

Quer começar uma nova fase na sua vida? A Pedra Branca está preparada para te receber. Conheça o Pátio Civitas e se surpreenda com o planejamento, criatividade e estrutura de um empreendimento pensado em cada detalhe.


Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *