Aplicar as práticas do Novo Urbanismo no desenvolvimento urbano das cidades e em empreendimentos imobiliários é uma tendência que deve permanecer no novo normal. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento sustentável de comunidades planejadas é considerado uma alternativa para solucionar os problemas ocasionados devido ao  crescimento desordenado dos centros urbanos. 

Nesse contexto, os pilares do novo urbanismo foram desenvolvidos para nortear o planejamento urbano das próximas décadas, estruturando conceitos e regras que podem fortalecer ainda mais a capacidade de desenvolvimento sustentável das cidades. 

A consolidação do bairro planejado Cidade Criativa Pedra Branca comprova que adotar  as melhores práticas de urbanismo aplicadas em empreendimentos imobiliários impactam positivamente a vida nas cidades. O planejamento e desenvolvimento urbano do bairro-cidade segue as premissas do Novo Urbanismo, por conta disso o bairro planejado, criado há 20 anos em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), se tornou referência internacional em planejamento urbano sustentável

De caráter inovador, o bairro-cidade adota as melhores práticas de desenvolvimento urbano, projetando soluções com foco nas pessoas, em construções sustentáveis e na qualidade dos espaços públicos. O conceito de planejamento urbano voltado para as pessoas contribui para reduzir deslocamentos e incentivar uma comunidade ativa e vibrante onde é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada e em harmonia com a natureza.

Melhores práticas de urbanismo aplicadas nas cidades e em empreendimentos imobiliários

O novo urbanismo busca a adequação de projetos arquitetônicos de forma integrada ao meio natural ou urbano onde está inserido. Conheça as melhores práticas de urbanismo aplicadas nas cidades e em empreendimentos imobiliários. 

Placemaking na prática

Ao adotar o conceito urbanístico de placemaking, a organização do espaço urbano aproveita os ativos, a inspiração e o potencial de uma comunidade local para criar espaços públicos que promovam a saúde, felicidade e o bem-estar das pessoas. A iniciativa visa tornar o ambiente urbano mais vivo, convidativo, confortável e seguro para estimular interações entre as pessoas e promover comunidades mais saudáveis e felizes.

Comunidade vibrante

Promover uma comunidade vibrante exige a diversidade de usos dos espaços urbanos com empreendimentos residenciais e comerciais que oferecem um variado mix de produtos e serviços para compras, lazer e entretenimento, contribuindo para estimular a vida em comunidade. 

Conectividade e Criatividade

A grande quantidade de pessoas vivendo, trabalhando e se divertindo em um mesmo lugar promove uma maior interação de classes sociais e estilos, tanto arquitetônicos como de comportamento. Iniciativa que incentiva a inovação no uso do espaço urbano baseado na co-criação que possibilita o desenvolvimento de espaços criativos, atrativos e seguros.

Densidade equilibrada

A alta densidade e concentração de pessoas viabiliza o uso dos espaços públicos e proporciona  preservação ambiental. Os espaços urbanos são configurados com diferentes tipos de serviços que se complementam, incentivando as pessoas a deslocarem-se a pé pela proximidade para acessar serviços essenciais do dia-a-dia, além de  permitir a integração das pessoas de diferentes classes e culturas, elevando a qualidade de vida social.

Comentários