Receita de Natal: 3 pratos vegetarianos para a ceia

Tempo estimado: 3 minutos

Desde criança, quando pensamos no Natal, alguns momentos surgem em nossas cabeças: o Papai Noel entregando os presentes, crianças correndo pela sala, amigo oculto sendo revelado, piadas e risadas ao redor da mesa e uma Ceia farta, com muito salpicão, arroz à grega e diversos tipos de carne. 

Apesar de estarmos acostumados e vivenciarmos tantas tradições natalinas, diversas pessoas mudam os seus hábitos e estilo de vida ao longo dos anos. Hoje, mais de 40 milhões de brasileiros já não ingerem mais carnes e alimentos derivados de animais, ou seja, são vegetarianos. 

Mas, é possível fazer uma Ceia de Natal deliciosa, farta e vegetariana? Com certeza! Muito mais do que uma dieta, o vegetarianismo é um estilo de vida e ele deve ser levado a sério em todos os momentos e celebrações. 

Se você está planejando o que cozinhar em seu Natal de 2020 (e em todos os seguintes!), confira 3 opções de pratos vegetarianos para a ceia. 


Salpicão vegano com tofu

O salpicão é famoso nas ceias de Natal. Porém, o ingrediente principal do prato tradicional é o frango defumado. Para tornar a receita deliciosa, saudável e vegetariana, você pode substituir por tofu e maionese vegana. Vamos ao preparo!

Ingredientes para o salpicão: 

  1. 1 xícara de tofu defumado 

  2. 1 xícara de milho cozido (retirado da espiga)

  3. 1 xícara de cenoura ralada

  4. ½ xícara de cebola picada 

  5. ½ xícara de uva passas

  6. ½ xícara de maçã picada (misture com suco de limão para não oxidar)

  7. ½ xícara de palmito picado

  8. 1 xícara de batata doce palha (para decorar)

  9. Salsinha e sal a gosto 

  10. Maionese vegana (ingredientes abaixo)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela grande e regue com a maionese vegana. Para finalizar, coloque em uma travessa e decore com a batata doce palha. 

Ingredientes para a maionese vegana: 

  1. 1 xícara de castanha de caju crua

  2. 1 colher de mostarda amarela

  3. 2 colheres de suco de limão

  4. 3 colheres de azeite de oliva

  5. 3 colheres de água 

Modo de preparo: 

Bata todos os ingredientes no liquidificador até se tornar completamente homogêneo. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. 

Seitan ao forno com legumes

Para acompanhar o salpicão, nada melhor do que um prato feito no forno! O seitan é uma carne derivada de uma proteína cereal, o glúten do trigo. É um dos alimentos mais antigos da humanidade, assim como o tofu. Ensinamos você a preparar seu próprio seitan, mas caso você tenha uma rotina corrida, também pode comprar a carne pronta em lojas veganas. A ideia é assá-lo ao forno com legumes e temperos.

Ingredientes: 

  1. 500g de farinha de trigo

  2. 1 ½ xícara de água

  3. ½ xícara de molho de tomate

  4. 3 dentes de alho

  5. 1 cebola grande

  6. 3 batatas 

  7. Shoyu e sal a gosto. 

Modo de preparo:

Misture toda a farinha com a água e mexa até que se torne uma massa homogênea. Após mexer bem, forme uma bola e deixe de molho por oito horas. Passado este tempo, lave a massa em água corrente para remover todo o amido e deixar a massa “elástica”. Continue lavando até que toda a água corrente saia transparente. 

Depois de seco, modele o seitan e coloque em uma panela de pressão. No mesmo recipiente, coloque os temperos como shoyu, alho, cebola e molho de tomate. Cozinhe na pressão por 20 minutos. Depois de pronto, reserve. 

Prepare em uma assadeira uma “cama” com batatas cortadas em rodelas. Coloque o seitan sobre elas e regue com o molho de sua preferência. Coloque no forno por 30 minutos ou até as batatas dourarem. 

Farofa de banana com grão de bico

Além do salpicão e das carnes natalinas, a farofa também é um dos pratos tradicionais na Ceia brasileira. Porém, apresentamos uma opção sem bacon ou calabresa, ou seja, totalmente cruelty free. 

Ingredientes: 

  1. 2 xícaras de farinha de mandioca

  2. 1 xícara de grão de bico cozido

  3. 2 bananas cortadas em rodelas

  4. 1 cebola picada

  5. ½ pimentão picado

  6. 4 dentes de alho picados

  7. 1 pimenta dedo de moça picada

  8. 2 colheres de manteiga

  9. 1 colher de azeite

  10. Sal e pimenta a gosto 

Modo de preparo:

Em uma panela, frite o alho com o azeite até que fique dourado. Na sequência, acrescente a cebola e o pimentão e frite até que fiquem macios. Coloque os temperos de um lado da panela, e no outro coloque as bananas. Deixe que a fruta doure levemente, mexendo de vez em quando. 

Quando as bananas estiverem douradas, coloque o grão de bico e deixe dar uma “fritada”. Logo após, acrescente toda a manteiga, o sal e as pimentas. Misture bem e jogue a farinha de mandioca. Quando tudo estiver bem dourado, retire da panela e sirva ainda quente.

Onde encomendar a sua ceia no Passeio Pedra Branca

Para quem quer mais praticidade e não quer se preocupar em cozinhar a ceia de Natal neste ano, as opções de ceias dos restaurantes do Passeio Pedra Branca são ideais!

Conheça as opções disponibilizadas pelos restaurantes:

Divina Salsa

Encomendas até dia 23/12 às 20h.

Retirada dos pratos no restaurante dia 24/12 até 14h30.

InstagramSite

Ateliê Natural

Encomendas de sobremesas tradicionais e funcionais.

InstagramDelivery

Praticità Armazém

Combos tradicionais e vegetarianos, servindo de 4 a 8 pessoas.

InstagramDelivery


Conheça as opções de presentes do Passeio Pedra Branca!

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *