Seminário sobre Comunidades Planejadas e Loteamentos – COMPLAN aconteceu na Cidade Pedra Branca

Tempo estimado: 2 minutos

Durante os dias 7, 8 e 9 de novembro, Florianópolis foi palco de grandes debates sobre o futuro das cidades. Ao todo foram 14 painéis com as mais diferentes temáticas que envolvem o mercado imobiliário.

Os locais que foram visitados garantiram a interação entre os mais de 50 palestrantes e os participantes. A primeira parada aconteceu no Centro de Inovação ACATE (Coworking), um empreendimento planejado para promover negócios, troca de ideias e experiências entre os profissionais com uma estrutura diferenciada. A segunda visita, desta vez, técnica, foiao empreendimento Deltaville, em Biguaçu, uma cidade com urbanismo completo que está sendo construída a apenas 15 km do centro de Florianópolis.

Cidade Pedra Branca: da ideia a implantação

No dia 8 de novembro, comemorou-se o dia mundial do urbanismo, e nesta data os participantes do COMPLAN tiveram uma experiência diferenciada. Uma vivência na Cidade Pedra Branca,  cercada por palestras e visitas técnicas. A palestra de abertura foi ministrada por Valério Gomes, fundador e presidente da Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários S/A, e Marcelo Gomes, diretor executivo.

O processo de criação do Masterplan Pedra Branca envolveu diversos escritórios de arquitetura e urbanismo e importantes consultores nacionais e internacionais, dentre eles Jaime Lerner, “guru” do urbanismo brasileiro. Hoje, o projeto, pioneiro no Brasil e América Latina, é reconhecido como novo marco em projetos urbanos para a iniciativa pública e privada. Atualmente, a Cidade Pedra Branca conta com um total de 2.300 lotes em cerca de 250 hectares.

Edifícios Certificados: Office Green e Atrium Offices

Este foi um dos temas das visitas técnicas que ocorreram durante a Vivência na Cidade Pedra Branca, no segundo dia do COMPLAN (08/11). Ambos os empreendimentos promovem a sustentabilidade e a eficiência energética. As palestras de abertura ocorreram no mais novo empreendimento comercial da Pedra Branca, o Atrium Offices, localizado em frente à Praça Espelho D’Água. O grande diferencial deste edifício é uma parede verde de sete andares de altura.

Palestrante internacional

O americano Victor Dover é diretor na empresa Dover, Kohl & Partners Town Planning, que possui foco na revitalização de cidades tradicionais e na construção de grandes projetos. Dover realiza palestras pelo mundo sobre Comunidades Planejadas e Desenvolvimento Sustentável, além de ter sido Presidente nacional do Congresso para o Novo Urbanismo (CNU). Recentemente ele foi co-autor, com John Massengale, do tão aguardado livro Street Design: o segredo para grandes cidades.

O Designer também é um dos 25 autores do Livro Comunidades Planejadas, lançado em 2014 pela ADIT Brasil. Em seu artigo ele fala sobre a importância de um sistema viário de transporte bem projetado, com ruas funcionais que se aproximem de um estilo de vida urbano saudável e de qualidade.

Catarinenses no eventoAo todo o COMPLAN reuniu 50 painelistas do Brasil e mundo. Entre os catarinenses destaque para Valério Gomes e Marcelo Gomes, Cidade Pedra Branca; Alexandre Waltrick, Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA); Bruno Sagas, Ábaco Brasil; Cesar Refosco, Habitasul; Marcos Saes, Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC); Osmar Silvini Junior, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); e os advogados Marcos Vinícius e Joel Niebuhr, Menezes Niebuhr Advogados.

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *