Soluções para criar uma cidade para pessoas

Tempo estimado: 3 minutos

Construir uma cidade para pessoas é alternativa encontrada por arquitetos e urbanistas para transformar a relação com o espaço urbano. As soluções propostas pelo arquiteto dinamarquês Jan Gehl para a construção de centros urbanos humanizados inspiraram empreendimentos ao redor do mundo. 

Especialista em criar cidades para pessoas, o arquiteto estuda os aspectos humanos antes de desenvolver projetos de arquitetura que priorizam as pessoas. É fundador da Gehl Architects, escritório que presta consultoria para centenas de projetos urbanísticos para melhorar a qualidade de vida em cidades como Copenhague, Vancouver, Cidade do México, São Francisco, Barcelona e Nova York, entre outras.

A Cidade Criativa Pedra Branca — referência em planejamento urbano sustentável — contou com a consultoria dos melhores especialistas na criação de cidades para pessoas, entre eles os escritórios norte-americanos DPZ Latin America e Keystone, o brasileiro Jaime Lerner Arquitetura e Urbanismo e o dinamarquês Gehl Architects.

As soluções inovadoras adotadas no planejamento urbano da Cidade Criativa Pedra Branca visam proporcionar um estilo de vida mais sustentável, incentivar o deslocamento a pé ou por meio de modais ativos, promover maior segurança e ofertar serviços variados em um mesmo endereço. O bairro-cidade planejado integra universidade, escolas, centenas de empresas de diversos segmentos, além de opções de lazer e entretenimento. Infraestrutura que possibilita morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada. 

Soluções inovadoras para criar uma cidade para pessoas

Listamos exemplos de soluções inovadoras para criar uma cidade para pessoas adotadas no planejamento urbano da Cidade Criativa Pedra Branca. Confira!

Promoção da mobilidade ativa

Promover a mobilidade ativa é uma das principais soluções adotadas na criação de uma cidade para pessoas. Ao proporcionar acesso a serviços e oportunidades a distâncias confortáveis de serem percorridas a pé ou por meio de modais ativos, a cidade é reorientada para priorizar pedestres e ciclistas, contribuindo para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida em grandes centros urbanos.

Nesse sentido, o conceito da “Cidade de 15 minutos” que proporciona aos seus habitantes maior qualidade de vida e menos tempo em deslocamentos, é uma alternativa para revolucionar o planejamento urbano das metrópoles. Para isso, é necessário projetar uma infraestrutura compacta e acessível que prioriza deslocamentos a pé ou por meios não motorizados, tornando as cidades caminháveis. Assim, torna-se viável acessar parque, comércio, saúde, cultura, lazer e entretenimento a apenas 15 minutos de casa. 

Qualificação dos espaços urbanos

Investir em espaços públicos de qualidade é uma das soluções inovadoras adotadas em uma cidade para pessoas que tem como intuito incentivar a convivência social para que as pessoas possam retomar o protagonismo no espaço público

Para isso, é importante entender como as pessoas utilizam os espaços públicos, levando em consideração a dinâmica da comunidade no desenvolvimento do planejamento urbano. Segundo Gehl, essa iniciativa permite que a cidade seja mais emocionante, interessante e segura, além de promover uma transformação urbana e social do endereço. 

Densidade equilibrada

Uma cidade com densidade equilibrada e compacta concentra serviços essenciais em um mesmo endereço, favorecendo a mobilidade ativa e sustentável, bem como, tornando a cidade amigável para as pessoas. 

A partir da criação de uma nova centralidade compacta com infraestrutura completa composta por bons espaços públicos, segura, boa para caminhar e pedalar é viável desenvolver comunidades mais densas e compactas, onde as pessoas possam se deslocar facilmente e serem mais ativas.

Gentilezas Urbanas

Gentilezas urbanas são ações e iniciativas urbanísticas que visam ressignificar o ambiente urbano, promovendo um convívio maior entre as pessoas a partir da criação de espaços urbanos atrativos, seguros e humanizados.

Essa solução inovadora propõe projetar espaços públicos vibrantes ao implementar funcionalidades que impactam positivamente nas áreas urbanas, tornando os espaços públicos mais amigáveis e acolhedores para todos, como por exemplo: ruas e calçadas largas, parques, canteiros e infraestrutura de lazer como quadras poliesportivas, ciclovias, entre outras.

Venha viver ou instalar sua empresa na Cidade Criativa Pedra Branca. 

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *