Aromaterapia: tudo o que você precisa saber

Tempo estimado: 3 minutos
Nos últimos meses, milhões de pessoas tiveram que, obrigatoriamente, passar mais tempo em suas casas. Os lares que, muitas vezes, ficavam fechados durante o dia, agora são o cenário para todas as atividades rotineiras. Cozinhas se tornaram palcos para reuniões, salas de estar se tornaram o espaço perfeito para estudo, o quarto agora é dividido com o escritório, e as sacadas e jardins se tornaram o ponto de fuga e um pequeno refúgio das quatro paredes da casa.
Com a rotina totalmente adaptada, muitos lares também passaram por mudanças, sejam elas físicas ou emocionais. Além de separar um espaço para o computador na mesa de jantar, algumas pessoas vêm buscando maneiras alternativas de deixar o lar mais tranquilo, leve e gostoso de estar.  
Uma das apostas para melhorar os ambientes de uma casa é a aromaterapia. Ainda pouco conhecida no Brasil, esta técnica nada mais é que uma terapia milenar, com base no uso de óleos essenciais ou fragrâncias. Com o objetivo principal de melhorar o bem-estar físico e psicológico das pessoas, a aromaterapia pode ser considerada um tratamento curativo. Em alguns países, esta técnica é utilizada em tratamentos médicos como medicina alternativa. 

Conheça os benefícios da aromaterapia 

O grande segredo está nos óleos essenciais, pois eles são extraídos de flores, folhas, caules e raízes e, desta maneira, levam todos os nutrientes e características naturais para os aromas. Uma das formas de realizar a aromaterapia é aplicando estes óleos diretamente na pele, em massagens relaxantes, por exemplo. 
A escolha do aroma é o que determina os benefícios que ele pode levar para você e seus familiares. A mistura de substâncias concentradas em cada óleo é individual e exclusiva. Por isso, cabe entender quais são as soluções esperadas, pesquisar e selecionar o aroma ideal para o seu problema. 
Estudada desde o início do século XX, é comprovado que a aromaterapia pode influenciar positivamente em diversas questões: diminuição da ansiedade; energia e vitalidade; dores de cabeça; qualidade do sono; redução de inflamações; náuseas e desconfortos estomacais; cicatrizações; relaxamento e; melhoria do humor.

Como utilizar a aromaterapia no dia a dia

Totalmente relacionada à cura pelo cheiro, para a aromaterapia ser utilizada em casas, apartamentos e escritórios, a melhor opção é pela inalação. Por meio de um difusor de ambientes, as gotas dos óleos essenciais são pulverizadas no ar e inaladas naturalmente pelas pessoas que ali estão. Basta escolher o melhor tipo de difusor para sua casa e o local onde você quer colocá-lo. 
Existem diversas opções de difusores no mercado. Entre eles estão os aparelhos a vapor e integrados com umidificadores, levando uma maior qualidade para o ar. O aromatizador elétrico é outra opção muito prática, pois esquenta ao ser colocado na tomada e logo evapora os óleos e os pulveriza no ar. Os difusores de varetas também ganharam força nos últimos anos. Já o difusor a vela é o mais antigo e tradicional, porém, nos últimos anos foi substituído por opções mais tecnológicas. 
Além de levar mais qualidade para o ar da sua casa ou escritório, os óleos essenciais garantem os benefícios de saúde e bem-estar para você e quem mais estiver no ambiente. 
Dica: o ideal é manter o difusor em locais mais baixos e perto do chão para que a pulverização aconteça de maneira mais eficaz. 

Para cada cômodo um novo aroma 

Os difusores de óleos essenciais podem ser colocados em qualquer cômodo da sua casa. Mas, como citado anteriormente, a aromaterapia tem objetivos e benefícios específicos para cada óleo. Portanto, acompanhe algumas dicas de aromas para os ambientes de sua casa.
Quarto: Quando se pensa em relaxamento e uma boa noite de sono, a lavanda é o aroma mais votado! Conhecido como coringa, este óleo essencial é um dos mais fáceis de ser encontrados no mercado. Além de auxiliar no sono, ajuda a lidar com as preocupações e ansiedade. 
Sala: Para o ambiente onde você, familiares, amigos e demais convidados costumam estar em sua casa, os óleos essenciais de canela são os favoritos! Além do cheirinho gostoso, a canela tem propriedades relaxantes, aconchegantes e, o melhor, antibacterianas! 
Cozinha: A citronela é muito conhecida pelo seu poder de repelir insetos e manter os ambientes protegidos de possíveis contaminações. Por isso, o uso do óleo essencial de citronela em cozinhas é ideal. Também pode ser utilizado como um antisséptico aéreo. Como o aroma da citronela é forte, uma dica é misturar algumas gotinhas de óleos de lavanda, bergamota, alecrim ou laranja. 
Banheiro: O eucalipto é um dos óleos essenciais mais indicados para os banheiros e lavabos das casas e escritórios. Isso porque, este é um aroma com substâncias bactericidas e fungicidas.
Escritório: O capim-limão é uma ótima aposta para aromaterapia em ambientes que exigem foco e produção de conteúdos ou materiais. As substâncias deste óleo estimulam a inspiração e criatividade, levam relaxamento e reduzem o estresse. 

Gostou de saber mais sobre a aromaterapia? Com tantos dias em casa, nada melhor do que tornar o nosso lar mais cheiroso, protegido e aconchegante.
Passando mais tempo em casa, você também deve ter notado o quão importante é estar próximo das facilidades da sua rotina. Quer morar a poucos passos de tudo o que você precisa? Conheça o Pátio Civitas, residencial pronto para morar no Passeio Pedra Branca!

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *