EMPREENDIMENTOS | AEROPARK

O AEROPARK PEDRA BRANCA foi lançado em 2016, em uma iniciativa pioneira na região Sul. O empreendimento apresenta 331 lotes empresariais e 44 lotes para hangares, implantado junto ao Aeroclube de Santa Catarina, no município de São José, na divisa com o bairro Cidade Pedra Branca, ou seja, totalmente integrado à Avenida das Universidades, no Passeio Pedra Branca.

O loteamento empresarial e aeronáutico, projetado pela ARK 7 Arquitetos, é uma realidade desde 2018, quando foi entregue a primeira fase. “Os hangares contemplam, além dos espaços para estacionamento, manutenção e preparação de aeronaves, ambientes internos com lounges, áreas de apoio e de descanso para os pilotos; e externos, com pistas auxiliares e praças secas”, explicam os arquitetos. Os hangares têm acesso direto à pista do Aeroclube de Santa Catarina via Taxiway – são duas pistas marginais que permitem o taxiamento até a pista principal. Elas foram projetadas conforme as normativas, com 10,5 metros de largura e 1 quilômetro de extensão, e pavimentação asfáltica resistente para permitir boa circulação de manobra de grandes veículos.

No total, são 596,8 mil metros quadrados, sendo 52,9 mil metros quadrados de área verde e 9,1 mil metros quadrados de Área de Preservação Permanente (APP). O empreendimento conta com lotes empresariais a partir de 623 metros quadrados e lotes para hangares a partir de 893 metros quadrados. E apresenta infraestrutura completa, com guarita de monitoramento de acesso, rede coletora de esgoto, rede de distribuição de água potável, rede de drenagem das águas pluviais, rede de distribuição de energia elétrica e rede CFTV para câmeras de monitoramento do loteamento. A avenida principal planejada valoriza a paisagem, especialmente do Morro da Pedra Branca – ícone geográfico da região, com fiação subterrânea e ciclovia.

___________________________________________________________
Matéria originalmente publicada na revista ÁREA apresenta: Cidade Criativa Pedra Branca, lançada em junho de 2020.

Comentários