EMPREENDIMENTOS | ATRIUM OFFICES

O ponto de conexão do ecossistema de inovação.

“CRIAR UM AMBIENTE inovador para as empresas aqui se instalarem”. Essa era a meta dos empreendedores na idealização do Atrium Offices, inaugurado em 2016 como elemento central da Cidade Criativa Pedra Branca. “Nossa intenção era criar quase como a ‘casa’ do empresário, oferecendo um espaço acolhedor, descontraído, com completa infraestrutura e alta tecnologia para estimular novos negócios, novas ideias”, explica Marcelo Gomes, presidente da Cidade Criativa Pedra Branca.

Com 192 salas comerciais, salas de reuniões, coworking, cafeteria e um completo auditório para eventos de diversos portes, o edifício tornou-se sede do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (iLab) e do Impact Hub Continente – e da própria sede administrativa e do showroom de vendas da Pedra Branca –, consolidando-se como ponto de conexão do ecossistema de inovação local. “Conexão com estudantes, professores, universidade, empresários e com os próprios moradores do bairro”, explica Marcelo.

O projeto arquitetônico desenvolvido pela Studio Domo contribui para que o Atrium Offices seja um celeiro de novos negócios e referência nacional em sustentabilidade a partir da conquista da certificação LEED Gold. A permeabilidade visual entre edificação e espaço público proporcionada pela extensa pele de vidro da fachada frontal permite contato com a vida urbana e dinâmica do local. Assim, as salas dispõem de ampla vista panorâmica e o imponente hall ganha ainda mais vida e intensa luminosidade natural. Integrando as duas torres, de sete pavimentos cada, o hall é a grande área de convivência da edificação. O espaço é marcado por duas paredes laterais “verdes” com 18 metros de altura cada e por uma volumetria marcante, com uma sucessão de elementos vazados e cheios que provocam sombras e luz.


“O edifício Atrium Offices foi um divisor de águas no nosso escritório. Ele marcou um momento importantíssimo dentro da nossa estrutura porque passou a observar e a aderir a questão da sustentabilidade como em nenhum momento anterior ocorreu”, afirma o arquiteto Roberto Simon, titular da Studio Domo. As ideias sugeridas e implementadas foram consideradas, por ele, emblemáticas, como a pele de vidro, o aproveitamento da água da chuva, a energia fotovoltaica, as paredes verdes e a transformação do grande hall no espaço central em uma galeria que admite ar frio por baixo e elimina por cima no verão ou retém o ar em cima para proporcionar aquecimento no inverno. Esse efeito chaminé criado dispensa o uso de condicionadores de ar e, assim como as demais soluções, contribui para o conforto dos usuários e para a redução dos custos de manutenção. Para Roberto Simon, o Atrium Offices é inovador também por não ser um prédio alto. “Essa escala dá aderência ao que se queria, que era criar animação e convivência. De fato, por essa inovação, elegância e contemporaneidade, o Atrium sempre será especial na minha carreira”, reforça o arquiteto.

___________________________________________________________

Matéria originalmente publicada na revista ÁREA apresenta: Cidade Criativa Pedra Branca, lançada em junho de 2020.

Revista Online

Baixe a Revista


Comentários