Morar em um bairro planejado é alternativa ideal para quem deseja conquistar o sonho da casa própria. Esse modelo de empreendimento integra condomínios residenciais e comerciais à uma variedade de serviços e opções de cultura e lazer ao promover o uso misto do espaço urbano.

São inúmeros os benefícios de morar em um bairro planejado se comparado a outros formatos de empreendimentos. Além da segurança reforçada, um bairro planejado oferece ainda comodidade e maior qualidade de vida aos moradores e frequentadores.

Ficou interessado em saber sobre as vantagens de morar em um bairro planejado? Listamos os principais benefícios desse tipo empreendimento.

Conheça os principais benefícios de morar em um bairro planejado 

Uso misto do espaço urbano

O uso misto do espaço urbano permite reunir em um mesmo empreendimento ou na mesma região do bairro condomínios residenciais e comerciais, escritórios, escolas, universidade, áreas de lazer e entretenimento. Toda infraestrutura necessária para que as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir em harmonia com a natureza, e tudo ao alcance de uma caminhada.

Os bairros de uso misto, onde as pessoas podem fazer deslocamentos rápidos e por meio de modais ativos, geram benefícios para a saúde de seus habitantes e fomentam a criação de comunidades mais ativas, contribuindo ainda para o desenvolvimento econômico e social da região onde o empreendimento está instalado. 

Mobilidade facilitada

Em bairros planejados, a proximidade de comércios e escritórios às residências evita longos deslocamentos, reduzindo congestionamentos e poluição, que são alguns dos principais problemas em grandes centros urbanos.

Para incentivar a mobilidade ativa, um bairro planejado deve ter calçadas amplas e arborizadas, ciclovias, ruas com limite de velocidade, iluminação adequada, mobiliário urbano, acessibilidade e sinalização. 

Espaços compartilhados de convivência

Um dos principais benefícios de morar em um bairro planejado é o fato desse modelo de empreendimento integrar espaços compartilhados de convivência que estimulam o senso de comunidade por moradores e frequentadores, além de áreas de lazer para prática de atividades voltadas à saúde, cultura, lazer e entretenimento. 

Nos espaços compartilhados de convivência é possível promover ainda variadas atividades culturais — muitas delas gratuitas como forma de fortalecer as conexões entre os que ali residem ou trabalhem e promover a humanização do espaço urbano.

Empreendimentos modernos

Por ser um bairro planejado, os empreendimentos residenciais e comerciais são projetados com características modernas e conceito urbanístico inovador que proporciona bem-estar e qualidade de vida aos moradores, frequentadores e visitantes. Conheça as tendências adotadas em empreendimentos comerciais modernos

Empreendimentos localizados em bairros planejados tendem a ter um valor imobiliário maior. Sendo uma ótima oportunidade de investimento, tanto para quem pretende morar como também empreender ou investir no mercado imobiliário.

Opções de lazer e entretenimento

Um bairro planejado dispõe de uma variedade de opções de lazer e entretenimento para que não seja necessário sair do bairro para se divertir. 

As opções disponíveis devem contemplar um público diversificado para que seja viável que moradores e visitantes desfrutem das comodidades oferecidas no bairro.

Cidade Pedra Branca: bairro planejado referência internacional em urbanismo sustentável 

A Cidade Pedra Branca, localizada em Palhoça na Grande Florianópolis (SC), é um exemplo de bairro planejado. O projeto pioneiro no Brasil e América Latina é considerado referência internacional em urbanismo sustentável.

O bairro Cidade Pedra Branca foi planejado por especialistas seguindo os princípios de sustentabilidade, cooperação e colaboração. Desde sua concepção, o projeto envolveu um grande time de especialistas de escritórios de arquitetura e urbanismo, além de importantes consultores nacionais e internacionais. Entre os principais pilares que norteiam o desenvolvimento do bairro planejado podemos destacar: prioridade ao pedestre, espaços públicos atraentes e seguros e infraestrutura compacta. 

O bairro-cidade foi projetado para acolher no futuro cerca de 40 mil moradores, 30 mil trabalhadores e 10 mil estudantes, de forma equilibrada e sustentável. A quantidade de quadras planejadas e de empreendimentos seguiu cuidadoso planejamento que levou em consideração as necessidades de moradores, frequentadores e investidores.

Além disso, o bairro abriga o Passeio Pedra Branca – primeira rua compartilhada do país onde funciona um shopping a céu aberto, considerado um importante destino de compras e lazer da região que contou com consultoria do Gehl Architects, um dos mais renomados escritórios de urbanismo do mundo.

A rua que conecta a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) à praça central do bairro Pedra Branca, prioriza a qualidade de vida urbana, viabilizando o uso misto e a humanização do espaço urbano. 

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de morar em um bairro planejado, conheça os motivos para escolher a Cidade Criativa Pedra Branca como seu endereço.

Comentários