O conceito de cidade inteligente está cada vez mais em alta em todo o mundo. Com a pandemia, soluções para cidades do futuro passaram a se tornar ainda mais necessárias de serem implementadas agora, para proporcionar a melhoria na qualidade de vida das pessoas em um período desafiador e cheio de incertezas.

Alguns dos principais problemas atuais das cidades estão diretamente relacionados à mobilidade, moradia, saneamento, segurança e saúde. Minimizar esses problemas e tornar as cidades mais inteligentes é um desafio urgente e necessário em todo o mundo, especialmente no atual momento. Conheça as principais características que tornam uma cidade inteligente:

Cidade inteligente: 5 características desse modelo de planejamento urbano sustentável

Integração de soluções tecnológicas

Integrar soluções tecnológicas inovadoras usadas para melhorar a eficiência das cidades em busca da sustentabilidade e de uma melhor qualidade de vida nos centros urbanos é considerada uma das principais características de uma cidade inteligente. Por isso, será cada vez mais comum o apoio das inovações tecnológicas para facilitar a locomoção e outras necessidades comuns do nosso dia a dia.

Adoção de soluções sustentáveis

Uma cidade inteligente é aquela que utiliza os recursos naturais de maneira eficiente a fim de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas. Sistemas de captação de água da chuva para seu reuso, instalação de placas solares, entre outras alternativas proporcionadas por projetos arquitetônicos sustentáveis, são características presentes em cidades inteligentes.

Criação de espaços coletivos de convivência

O aproveitamento funcional e inteligente dos espaços é outra forte característica de uma cidade inteligente. Espaços coletivos de lazer e entretenimento, bem como ambientes que estimulam a integração, o compartilhamento, a convivência e um estilo de vida colaborativo, proporcionam maior de praticidade e qualidade de vida aos moradores e frequentadores.

Incentivo à caminhabilidade e mobilidade ativa

Incentivo à caminhabilidade e mobilidade ativa são algumas das principais características de uma cidade inteligente. O conceito de cidades caminháveis prioriza o pedestre e a mobilidade ativa ao proporcionar infraestrutura completa e acessível com intuito de facilitar a locomoção e promover maior qualidade de vida às pessoas.

Ao tornar espaços urbanos mais transitáveis e acessíveis, permitindo deslocamentos a distâncias confortáveis para serem percorridas à pé ou por meio de modais ativos como bicicleta por exemplo, é possível reduzir o tempo gasto com longos deslocamentos e amenizar os impactos ambientais, sociais e econômicos da poluição do ar ocasionada pelo uso excessivo dos automóveis, tornando as cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Conheça a Cidade Criativa Pedra Branca e confira os diferenciais do bairro-cidade referência em planejamento urbano sustentável que já adota algumas das principais características de uma cidade inteligente.

Comentários