Projetar espaços públicos vibrantes é um dos princípios adotados no planejamento urbano sustentável da Cidade Criativa Pedra Branca. Projetado sob os conceitos do Novo Urbanismo, o empreendimento catarinense na região da Grande Florianópolis, recebeu premiações e certificações pelo desenvolvimento de um bairro planejado para priorizar as pessoas. 

O bairro-cidade — desenvolvido por especialistas em arquitetura e urbanismo em parceria com moradores e usuários do empreendimento — integra universidade, escolas, empresas dos mais diferentes segmentos, como indústrias, comércio e serviços e espaços de lazer. 

Ao projetar espaços públicos de qualidade, a Cidade Pedra Branca concentra na mesma região imóveis residenciais e comerciais, oferecendo um variado mix de gastronomia, lojas, serviços e lazer, proporcionando a vida ao alcance de uma caminhada, onde é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir em um mesmo endereço. Atualmente, cerca de 12 mil pessoas vivem no bairro, além de 8 mil estudantes, 7 mil trabalhadores e 1200 empresas.

“Quando conhecemos os princípios do Novo Urbanismo, em 2005, ficamos fascinados, pois esse conceito representa exatamente o que acreditamos. Adaptamos nossos projetos, incorporamos os preceitos da sustentabilidade e criamos um bairro-cidade inteligente, inovador,

com densidade equilibrada, diversidade de usos, prioridade ao pedestre e espaços públicos qualificados, abertos à comunidade”. Marcelo Gomes — Diretor Executivo da Cidade Criativa Pedra Branca. 

Práticas adotadas na Cidade Pedra Branca para projetar espaços públicos vibrantes

Espaços públicos vibrantes contam com infraestrutura que prioriza as pessoas ao projetar  centralidade compacta, diversidade de uso do espaço urbano e infraestrutura urbana amigável que valoriza a mobilidade ativa.

Conheça as práticas adotadas no planejamento urbano da Cidade Criativa Pedra Branca para projetar espaços públicos vibrantes. 

Infraestrutura urbana amigável 

O desenvolvimento de uma infraestrutura urbana amigável torna o espaço público convidativo para as pessoas, incentivando deslocamentos a distâncias confortáveis para serem percorridas a pé ou por meio de modais ativos, bem como a prática de atividades físicas e lazer. A iniciativa influencia diretamente na qualidade de vida, criando espaços que promovem saúde e bem-estar e conectam pessoas. 

Espaços coletivos de convivência 

Espaços coletivos de convivência estimulam a vida em comunidade ao proporcionar opções de lazer e entretenimento acessíveis e inclusivos, bem como ambientes que estimulam a integração, o compartilhamento e a convivência colaborativa. Prática que proporciona maior praticidade e qualidade de vida aos moradores e frequentadores ao criar uma centralidade própria e vibrante.

Diversidade no uso do espaço urbano

A Cidade Criativa Pedra Branca reúne em uma mesma região empreendimentos residenciais e comerciais, escritórios, escolas, universidade e uma gama de serviços e opções de lazer. Essa diversidade no uso do espaço urbano proporciona o aproveitamento funcional e inteligente do endereço, ampliando a oferta de serviços em pontos específicos da cidade. 

Venha viver ou instalar sua empresa na Cidade Criativa Pedra Branca


Comentários