Cidade Pedra Branca recebe reconhecimento internacional de pioneirismo em sustentabilidade

Tempo estimado: 3 minutos

A Cidade Criativa Pedra Branca nasceu com o objetivo de se tornar um bairro-cidade completo e sustentável. Devido às suas características inovadoras e às ações propostas por seus idealizadores, foi o único projeto imobiliário da América Latina convidado a participar do Programa Clima Positivo da Fundação Clinton.

O Programa Clima Positivo da Fundação Clinton

A fundação foi fundada por Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, com o objetivo de ajudar as pessoas atingirem seu pleno potencial. A organização realiza e apoia projetos ligados ao desenvolvimento econômico, a questões ambientais, a saúde e ao bem-estar e participação de meninas e mulheres na sociedade.

Nesse contexto, surgiu a Clinton Climate Initiative (CCI) e o Programa Clima Positivo para apoiar o desenvolvimento de projetos urbanos de larga escala que sejam capazes de demonstrar que as cidades podem crescer de forma positiva em relação ao clima.

Desde o início de sua concepção, os idealizadores da Pedra Branca foram inspirados pelo Novo Urbanismo e buscaram ser pioneiros no Brasil. A ideia era criar um único centro onde as pessoas pudessem trabalhar, morar, estudar e se divertir, e, onde tudo isso, aconteça sem comprometer o meio ambiente.

Por causa dos seus esforços para criar um bairro-cidade sustentável em todos os sentidos, a Cidade Criativa Pedra Branca foi convidada a participar da iniciativa da Fundação Clinton. Ela é um dos 18 projetos selecionados em todo o mundo e o único empreendimento da América Latina.

A sustentabilidade está presente em diferentes aspectos do projeto. Conheça a seguir alguns cases de sucesso!

Empreendimentos residenciais e comerciais

Todos os empreendimentos residenciais e comerciais da Cidade Pedra Branca contam com elementos sustentáveis:

Aquecimento solar;

Proteção térmica de terraços e coberturas;

Aproveitamento da ventilação e iluminação naturais;

Gestão de resíduos da construção e uso de materiais menos agressivos;

Uso de gás natural.

Enfim, diversos detalhes que dão aos moradores, trabalhadores e visitantes da Cidade Pedra Branca a certeza de estarem usufruindo de um imóvel moderno e sustentável.

SAE

O Sistema de Água e Esgoto (SAE) atende ao bairro-cidade e cuida do tratamento e abastecimento de água bem como da coleta e tratamento do esgoto gerado. Com um conjunto de ações e melhorias contínuas, o SAE já atingiu excelentes resultados.

O desperdício de água é de 12% comparado a uma média nacional de 37%. O consumo diário por habitante é de 107 litros, contra os mais de 150 litros/habitante na média brasileira. Os esforços do SAE geram economia de água, energia e menor emissão de gás carbônico.

Office Green e Atrium Offices

Estes dois empreendimentos comerciais na Cidade Pedra Branca são certificados como construções verdes. Eles têm a certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design), que é coordenada pelo U.S. Green Building Council (USGBC). Instituições reconhecidas internacionalmente pelo incentivo à implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de edifícios.

O Atrium Offices foi reconhecido como o edifício comercial com a maior classificação em sustentabilidade de Santa Catarina. Entre os itens que fizeram os prédios alcançarem a certificação, estão:

Economia de água e de energia elétrica por meio do uso racional;

Captação e reúso de água de chuva;

Automação e controle predial para medição de consumo de água e energia;

Sistema de geração de energia fotovoltaica;

Vagas destinadas a veículos de baixa emissão de poluentes e bicicletários.

Os 10 princípios da Cidade Pedra Branca

Além da sustentabilidade, a Cidade Pedra Branca possui outros pilares que guiam seu desenvolvimento. Todos os projetos são embasados em 10 princípios:

Prioridade ao pedestre: um local acolhedor, feito para as pessoas;

Uso Misto: moradia e trabalho (cidade completa);

Espaços públicos atraentes e seguros;

Diversidade de moradores: todas as idades, todos os orçamentos e tamanho de famílias (cidade complexa);

Senso de comunidade: construir um endereço onde as pessoas se encontrem (cidade convívio);

Densidade equilibrada (cidade compacta);

Harmonia entre a natureza e as amenidades urbanas;

Sustentabilidade e alta performance do ambiente construído;

Conectividade;

Estilo de vida: “Eu Sou Pedra Branca” (cidade criativa).

Bairros e cidades podem e devem se esforçar para melhorar o relacionamento com o meio ambiente. O reconhecimento dos esforços da Cidade Pedra Branca, com o convite para participar do Programa Clima Positivo são uma prova de que é possível viver com qualidade, respeitando a natureza.

Você também quer viver num local assim? Então, entre em contato com a gente para saber mais sobre nossos empreendimentos e venha fazer parte disso!

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *