Cidade Criativa Pedra Branca: referência internacional em urbanismo sustentável

Tempo estimado: 3 minutos

A Cidade Criativa Pedra Branca, localizada no município de Palhoça (SC), é referência internacional em urbanismo sustentável. O projeto pioneiro no Brasil e América Latina, se inspirou em cidades inteligentes ao redor do mundo que consideram as pessoas como protagonistas no planejamento urbano. 

Bairros planejados que oferecem qualidade de vida ao aliar iniciativas sustentáveis, respeito com o meio ambiente e tecnologia de ponta, tem sido considerado uma tendência por conta do crescimento da população urbana que exige soluções inovadoras para desafios de infraestrutura e mobilidade.

O conceito de urbanismo sustentável adotado na construção da Cidade Criativa Pedra Branca possibilita que as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada. Isso porque, o bairro integra universidade, escolas, centenas de empresas – indústrias, comércio e serviços, dos mais diferentes segmentos – e , ainda, diversas opções de lazer com o objetivo de incentivar experiências sociais, ambientais e econômicas.

Essa característica faz com que a Cidade Criativa Pedra Branca seja considerada referência internacional em urbanismo sustentável, conquistando honrarias, premiações, certificações e projeção internacional ao longo dos 20 anos do bairro.

Por que a Cidade Criativa Pedra Branca é considerada referência internacional em urbanismo sustentável

A idealização da Cidade Criativa Pedra Branca teve início no final da década de 90, quando se projetou a transformação de uma fazenda familiar em um bairro planejado que reúne de forma integrada empreendimentos residenciais e comerciais, variadas opções de serviços, lazer e educação a distâncias confortáveis para serem percorridas à pé, de bicicleta ou outros modais ativos. 

É justamente a combinação entre moradia, trabalho e estudo que proporciona uma diversidade maior de pessoas ocupando os espaços públicos. Fator que garante o desenvolvimento de novos negócios, novas ideias e soluções inovadoras para desafios como trânsito, poluição e a falta de segurança, tornando o bairro referência internacional em urbanismo sustentável.

Hoje em dia, a Cidade Criativa Pedra Branca é considerado um bairro-cidade que tem capacidade para, no futuro, habitar 40 mil moradores, promover 30 mil empregos e receber 10 mil estudantes. O bairro possui 1,7 milhão de metros quadrados de área construída e cerca de 12 mil empreendimentos, entre apartamentos, escritórios, centros comerciais e industriais. 

Além disso, concentra bares, restaurantes, lojas, supermercado e opções de lazer no Passeio Pedra Branca — primeira rua compartilhada do país onde funciona um shopping a céu aberto, considerado um importante destino de compras e lazer da Grande Florianópolis.

A via foi desenvolvida com largas calçadas, praças, lounges e ruas com baixo limite de velocidade para que pedestres, bicicletas e automóveis convivam em harmonia. Um projeto urbanístico que prioriza a qualidade de vida e bem-estar de quem reside, trabalha ou frequenta.

Urbanismo sustentável propõe soluções inovadoras na criação de espaços urbanos mais humanos

Desde a sua fundação, a Cidade Criativa Pedra Branca adota soluções inovadoras no desenvolvimento de seus projetos, deixando de oferecer apenas empreendimentos imobiliários para tornar-se referência em urbanismo sustentável.

Isso só foi possível, porque desde o projeto inicial da criação da Cidade Criativa Pedra Branca, foi adotado método colaborativo inovador para desenvolvimento do Plano Diretor do empreendimento que resultou em soluções criativas e eficientes.

Uma equipe de especialistas em urbanismo, arquitetura, paisagismo, marketing e inteligência imobiliária em parceria com moradores e frequentadores do local, se reuniu para realizar a  cocriação do bairro planejado utilizando a metodologia chamada de Charrette.

A prática consiste em reunir o maior número de envolvidos no desenvolvimento do projeto para debater, planejar e cocriar, de forma imersiva e eficiente. Os resultados foram tão interessantes que essa metodologia de construção coletiva tornou-se parte da cultura do Grupo Pedra Branca que passou a adotar em todos os seus empreendimentos. O fato desta metodologia reunir os principais atores para trabalharem de forma colaborativa em prol de um objetivo comum, possibilita o surgimento de soluções criativas que garantem o sucesso do projeto. 

A partir dessa cociação foi possível determinar ainda os principais pilares que sustentam o projeto desde sua fundação. Conheça quais são os principais pilares da Cidade Criativa Pedra Branca

Conectada e Sustentável

Bairro compacto, completo, e conectado que favorece atividades coletivas e troca de experiências entre as pessoas.

Prioridade ao pedestre e mobilidade ativa

Espaços públicos planejados para que pedestres, bicicletas e automóveis convivam em harmonia. 

Espaços públicos atraentes e seguros

Espaços públicos acessíveis e com infraestrutura de qualidade que estimula a convivência entre as pessoas e fortalece as conexões entre os que ali residem ou trabalhem.

Você também quer viver em uma cidade criativa? Conheça as opções de empreendimentos disponíveis para comprar ou alugar na Cidade Criativa Pedra Branca.

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *