1 /3

Quem não gosta de ser produtivo? No final do dia ninguém fica feliz por ter trabalhado a mais, mas por ter produzido além da expectativa. É fato que as circunstâncias de um dia podem torná-lo menos produtivo, mas certos hábitos auxiliam no alcance de uma rotina mais produtiva. Conheça 5 hábitos que tornarão seus dias mais produtivos:


Seja Pró-Ativo

Você precisa ter controle da sua vida diante das situações que surgem. Diferente da pessoa reativa, uma pessoa pró-ativa faz questão de tomar suas próprias decisões, não deixando que outros sempre lhe digam o quê, quando, onde e como fazer. Não é uma tarefa tão fácil, principalmente porque envolve auto responsabilidade, afinal, se é sua decisão, as consequências são de sua responsabilidade.

Se você tem o costume de usar frases passivas como “Fulano me tira do sério!”, é hora de parar e reformular. Essa frase é dita por uma pessoa reativa, que permite com que outras pessoas controlem suas emoções. Tente substituir por “Estou deixando que Fulano me tire do sério. O que posso fazer para que isso não aconteça?”. Foque nas coisas que você pode controlar e assim otimizará a sua produtividade.

Essa liberdade de escolha e controle envolve também seu autoconhecimento, imaginação e consciência. Você entende seus sentimentos e pensamento? Consegue ir além da realidade e projetar algo ainda inexistente? Faça essas perguntas a si mesmo antes de começar.

Tenha objetivos claros

Você pode ter todas as ferramentas, mapas, GPS, instruções, mas elas não ajudam em nada se você não souber qual é o destino final. Para alcançar um objetivo é necessário assumi-lo. Pergunte a si mesmo: “O que quero conseguir?” e depois “Qual é a melhor forma de conseguir o que eu quero?” Se necessário, anote em algum lugar para consultar seu objetivo sempre que necessário, para não perder o foco nele.

Ao traçar objetivos claros você toma decisões pró-ativamente pois sabe onde quer chegar. Além disso, também consegue traçar um cronograma mais fiel, listando todos os passos que auxiliarão no objetivo final. Sendo assim, você torna-se mais produtivo.

Faça uma boa gestão de prioridades

Se você ainda não sabe como gerir suas prioridades, não sabe diferenciar o que é urgente do que é importante e sua mente entra em parafuso toda vez que tem muitas tarefas a fazer, leia esse post que escrevemos aqui no blog sobre gestão de prioridades. A gestão das suas prioridades é essencial porque vai te guiar a realizar o que é mais importante primeiro. Em outras palavras, você será capaz de administrar seu próprio tempo com maestria. Cada “sim” ou “não” que você diz pode ser um passo a frente ou um passo atrás para seu objetivo final. First Things First.

Tenha um pensamento ganha-ganha

Muitas pessoas tomam decisões baseadas no modelo ganha-perde, onde uma pessoa tem que perder para outra poder ganhar. Mas o seu trabalho não é uma competição, todos podem ganhar nele. O modo ganha-ganha baseia-se na ideia de que a vitória de uma pessoa não precisa acontecer à custa da derrota de outra. Mas o que isso tem a ver com produtividade? Simples: se não for possível trabalhar no modo ganha-ganha, não vale a pena. Exemplificando no mundo dos negócios: se você vende um produto caro para uma pessoa, e esse produto não reflete o real valor pago, você ganha e a pessoa perde, mas ela não vai mais comprar com você. O modo ganha-ganha também envolve o seu caráter, pois só quando você conhece seus valores saberá o real significado de ganhar.

Procure entender antes de ser entendido

Parte da produtividade tem a ver com relacionamentos. Durante toda a vida as pessoas treinam como escrever melhor, como falar melhor, mas raramente como escutar melhor, e é raro encontrar pessoas que escutam com a intenção de entender ao invés de apenas responder. Depois da necessidade física de sobreviver, a necessidade mais importante de uma pessoa é a de ser entendido e apreciado. Ao escutar alguém com empatia, entendendo o que ela está falando, você estará satisfazendo essa necessidade, e então poderá influenciá-la a trabalharem juntos no modo ganha-ganha.



Comece a trabalhar seus novos hábitos agora mesmo! Seja pró-ativo, tenha objetivos claros, faça uma boa gestão das suas prioridades, pense sempre no modo ganha-ganha e ouça o que as pessoas têm a dizer.


Lembre-se: hábitos não acabam, eles são um processo. Você deve continuar evoluindo sua produtividade dia após dia.



Comentários