Copenhague, a cidade mais feliz do mundo

Tempo estimado: 5 minutos

Copenhague é conhecida como uma das cidades com o maior nível de vida do mundo. Segundo o relatório Prices and Earnings de 2018, publicado pelo banco UBS, a cidade está em 4º lugar no ranking das cidades mais caras para se comer e viver, mas toda riqueza não está estampada em luxo, pelo contrário, o bem estar desta cidade é ligado a uma sensação de conforto e liberdade, baseada em uma vida simples e cheia de valores.


Os valores e código de conduta herdado das sociedades escandinavas, como equidade e respeito, são o cerne na cultura dinamarquesa. Eles respeitam homens, mulheres, crianças, idosos e asseguram que todos tenham os mesmos direitos e deveres. Mas não é só isso que faz com que essa cidade seja incrível e eleita várias vezes como a cidade mais feliz do mundo. Os dinamarqueses vivem um estilo de vida conhecido como ““Hygge” (lê-se ‘rîgue’), que não tem uma tradução definida para o português, mas pode-se associar a “conforto e bem-estar”. Convivendo com eles é simples de perceber que sempre escolhem pelo viver bem, seja a forma como se vestem, como estão com amigos e o que escolhem comer. Os lugares respiram conforto, a iluminação é agradável, parece que tudo é adequado para que as pessoas possam viver esse estilo de vida.


Mesmo sendo conhecida por seus altos valores, Copenhague é um dos destinos muito visitado pelos brasucas. Desde 2011 os brasileiros são isentos de visto para entrar na Dinamarca, e a melhor época para visitar esta cidade é o final da primavera, verão e início do outono. Para conseguir desfrutar de todo esse bem estar e conforto que a cidade pode te oferecer, separamos dicas e lugares incríveis que você não pode deixar de visitar por lá.


Rådhuspladsen (Praça principal) 

É a segunda maior praça da cidade, os prédios com mais de cem anos de história são parte da antiga Copenhague e segue sendo atualmente sede da câmara municipal. Olhando ao redor é possível ver a mistura do clássico e do moderno. É uma praça indispensável para visitar e conhecer historicamente a cidade. Para conhecer melhor a parte histórica, vale acrescentar no roteiro o Palácio Chistiansborg e o Castelo Rosenborg.


Rådhuspladsen (foto Visitcopenhagen)


A praça como era antigamente (foto Stenders Forlag)



Strøget (A rua mais longa da europa)

A Strøget é uma das ruas de pedestres mais longa da Europa, fica no centro da cidade e possui 1,1 km de comprimento. Ela vai da Praça Rådhuspladsen, onde fica a câmara municipal que citamos acima, até a Kongens Nytorv. É uma rua muito movimentada, onde estão localizados as melhores lojas e restaurantes da cidade. Para quem planeja ter uma tarde de compras, este é o lugar perfeito.


Vista superior da Strøget, iluminada pelos estabelecimentos.


Smørrebrød (Típico sanduíche aberto dinamarquês)

Vale muito a pena estar em uma cidade e comer o que oferecem de mais típico na cultura. Por esse motivo o restaurante Slotskaelderen, vale a visita! Fundado em 1797, este é um lugar clássico na cidade que serve um prato clássico dinamarquês: o Smorrebrod. É uma receita simples, que faz jus ao nome que significa “pão com manteiga”, porém eles oferecem centenas de opções e sabores, que vão de carne de porco à pururuca com repolho roxo e patê de fígado, até salmão defumado. Tudo isso servido sobre um pão preto saboroso. As smorrebrod mais comuns levam peixe arenque que pode ser frito, marinado, cozido ou defumado, os dinamarqueses amam esse ingrediente e preparam ele de todas as maneiras possíveis.  


 

Smorrebrod coberto com salmão defumado / Foto Rafael Mosna, divulgação UOL


Outro restaurante muito conhecido é o restaurante Kronborg. Eles oferecem comida tradicional em um ambiente simples e aconchegante, que é definitivamente a especialidade do Kronborg, que já ganhou vários prêmios de excelência. Este restaurante fica próximo a uma das ruas mais famosas da cidade, a Strøget, que citamos acima e é muito fácil de encontrar.


Gammel Strand  (Tour pelos canais de Copenhague)

A Escandinávia é conhecida por suas construções peculiares. Essa variedade arquitetônica é vista nos prédios antigos e modernos, mas o que não é tão perceptível é que eles possuem influência japonesa! Desta relação destacam-se os conceitos de simplicidade, minimalismo, o uso de materiais naturais, estampas e padrões que lembram natureza, ambientes aconchegantes, sem deixar de lado toda modernidade. Copenhague possui muitas dessas características.

É possível admirar Copenhague e toda sua arquitetura a partir da água. Existem barcos licenciados que saem de Gammel Strand ou de Nyhavn, em um passeio de uma hora pelos canais. É incrível ver como passado e presente se fundem ao passar por muitos dos novos e antigos marcos mais famosos da cidade, como a estátua da Pequena Sereia e os palácios Amalienborg, casa de inverno da família real dinamarquesa e palácio de Christiansborg, sede do parlamento dinamarquês.

Barcos nos canais de Copenhague atracados em Nyhavn / Divulgação Tripadvisor

 

St. Kjeld (O bairro ecológico)

Este bairro não está na lista de lugares mais visitados, mas merece toda a nossa atenção por ser o primeiro bairro adaptado à mudanças climáticas do mundo. St. Kjeld teve parte de suas ruas pavimentados substituídos por grama. para que durante os meses quentes o gramado ajude a deixar o ambiente mais fresco, durante as tempestades o gramado ajudará a reter a água. 

Copenhague é uma das mais importantes cidades europeias responsáveis por desenvolver projetos sustentáveis. As bicicletas estão em toda parte e já se tornaram o principal meio de transporte dos habitantes. São exemplos eco-friendly e possuem hábitos que para nós podem parecer apenas regras, como não usar sacolas plásticas ou separar o lixo reciclável, eles levam a sério todas essas coisas.


Projeto 3D SLA Copenhagen para a praça de St. Kjeld 

 

A explicação por trás de tanta satisfação de quem mora nessa cidade vem da confiança entre as pessoas e as instituições, dos hábitos saudáveis e principalmente pelo estilo de vida hygge estampado em tudo o que eles fazem.

A equipe Pedra Branca juntamente com o ministro do turismo da época, Vinicius Lummertz, teve a oportunidade de conhecer essa cidade no ano passado e comprovou que Copenhague é certamente a cidade mais feliz do mundo. Confira os nossos registros:

Fotos: Divulgação


Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *