A crise causada pela Covid-19: como a sua empresa pode amenizar os impactos

Tempo estimado: 5 minutos

Muitas coisas têm acontecido mundo afora com o surgimento da pandemia da Covid-19. Após a declaração da OMS, no dia 11 de março, de que estávamos passando por uma pandemia, foram implementadas mudanças em relação à higiene dos ambientes e das pessoas para prevenir o surto da doença.
Porém, com essas medidas de segurança, a forma como as pessoas consomem produtos e serviços mudou drasticamente, e com isso foram surgindo as transformações na indústria. O cenário sócio-econômico vem mexendo muito com a realidade de diversas empresas dos mais variados ramos, que agora precisam estar ainda mais atentas ao mercado. 
No cenário atual, com a orientação de que todos fiquem em casa e se cuidem, a internet se tornou um dos meios mais efetivos para manter contato com amigos e familiares. Esse tipo de comportamento digital começou a refletir muito na mudança de rotina das pessoas, se direcionando também para suas relações com marcas e produtos. 
Então de que maneira o empreendedor pode adaptar-se e reduzir os prejuízos? Conheça algumas ações possíveis para este momento!

Fique de olho nos impostos

Todo mês as empresas precisam arcar com uma série de impostos, mas no momento de crise, as que são optantes do Simples Nacional receberam o benefício de postergar o pagamento de suas guias por três meses. Os MEIs terão mais de 6 meses, para o pagamento do ICMS e ISS.
Lembre-se: apesar da ajuda, os vencimentos estarão acumulados e é preciso que você esteja preparado para quitar essas dívidas quando o momento chegar. 

Diminua os prejuízos 

A palavra de ordem é: retenção. Foque em realizar um bom atendimento aos clientes que você tem, garanta o bem-estar e satisfação de todos. Pense em soluções proativas, que demonstrem o quanto seus clientes podem contar com sua empresa, principalmente se você for do ramo de prestação de serviços. Tenha a compreensão como base e ajude em tudo o que estiver ao seu alcance. Exemplo: negociação de multas e juros. 

Se possível, negocie contratos

Muitas famílias foram afetadas financeiramente nesta pandemia, tendo a renda fixa diminuída e o orçamento prejudicado. A melhor forma de evitar conflitos desgastantes é a conversa, renegociando combinados para que todos saiam ganhando.
Assim, entre em contato com seus fornecedores e, juntos, encontrem uma solução que seja boa para todos. Se não for o caso, e você não consiga ter um acordo amigável, consulte o Código Civil, o qual, entre outras orientações, determina para esses casos:
Artigo 393: O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.
Parágrafo único. O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir.”
A mesma orientação pode ser aplicada a contratos de aluguel e outros. 

Reavalie e planeje

Em uma crise os cenários podem mudar rapidamente e, por mais que a pandemia não tivesse um impacto previsível antes de chegar às atuais proporções, é preciso estar preparado para enfrentar diversas possibilidades. Comece avaliando o cenário atual da sua empresa e trace um planejamento para no mínimo 90 dias, tendo em vista os desafios a serem superados, cortes, investimentos e outras questões pertinentes.

Corte gastos desnecessários

Avalie os gastos da empresa e implemente planos de contenção. Este é o momento de reduzir! Caso tenha empréstimos ativos avalie a necessidade de renegociar os prazos e vencimentos. A maioria dos bancos está prorrogando o recebimento de dívidas, desde que elas estejam em dia. Olhe para sua empresa como um todo, perceba que gastos com materiais de papelaria, ferramentas, entre outros, podem não ser tão necessários agora.  

Evite as demissões

Logo no início da crise causada pela pandemia, diversas empresas optaram por realizar demissões como um caminho mais curto para diminuir seus gastos. Antes de tomar uma decisão tão séria, avalie outras opções, como a diminuição da jornada de trabalho, para que além de manter a economia funcionando, seus funcionários não fiquem desamparados. Busque o diálogo e entenda que a gestão financeira da sua empresa pode ser adaptada com a opinião de quem já trabalha para você.

Salários

Em relação ao salário dos funcionários, dependendo do nível de faturamento, a sua empresa pode utilizar uma linha de crédito emergencial criada exclusivamente para quitar essa despesa. Com ela é possível apenas suprir a folha de pagamento por dois meses e limitado a dois salários mínimos por funcionário. O valor que exceder fica por responsabilidade da empresa. Ainda há a oportunidade do recurso de carência, o qual fornece 6 meses para o pagamento da primeira parcela do empréstimo. 
Para as microempresas, uma das soluções cabe a medida provisória anunciada em 1 de abril. Empreendedores estão autorizados a reduzir a jornada de trabalho e o salário dos funcionários em até 70%.
Neste documento, criado pelo Sebrae, você pode conferir outras medidas que se apliquem a sua empresa e que te orientem em relação às medidas do governo. 

Busque orientação do seu contador

O papel do contador é de extrema importância para exibir o panorama atual da empresa e avaliar quais são as medidas cabíveis em relação ao dinheiro. O governo lançou um pacote de medidas de R$147 bilhões, e entre as medidas anunciadas estão a concessão de crédito para micro e pequenas empresas. Fale com o seu contador para saber se sua empresa se encaixa nos requisitos.

Invista na segurança da sua empresa e das pessoas

Se a sua empresa não necessita de trabalho presencial, evite fazê-lo no momento. Encontre formas de se ajustar ao mercado, invista em serviços de entrega, abra em horários alternativos, organize filas fora do estabelecimento, por exemplo, e mantenha a comunicação bem aberta e sincera com seus clientes. 

Mantenha a comunicação 

Neste momento todos estão atento às adaptações das empresas em relação à pandemia. Como você está colaborando para minimizar os riscos? Como você está adaptando o seu negócio ao cenário atual? Usufrua desta oportunidade para mostrar como está ocorrendo a gestão do seu negócio e como as adaptações estão sendo feitas, visando o bem-estar de todos. 
Faça bom proveito das redes sociais para esse processo, e lembre-se: negócios adaptáveis são duradouros.

Pense no futuro 

Com um cenário ainda imprevisível, é importante ser paciente. A pandemia está levando não somente a sua empresa, como muitas outras, a procurar novas formas para conseguir superar os desafios. Pense em como você quer que sua empresa continue se posicionando no mercado e qual o melhor futuro para ela.

Aeropark Pedra Branca: o destino certo para o seu negócio

O Aeropark é o novo empreendimento comercial da Cidade Criativa Pedra Branca, com lotes empresariais, comerciais, industriais e de serviços.
Com uma excelente localização, na cidade de São José, próximo das rodovias BR-101 e SC-282 — ao lado do futuro Anel Viário, que contribuirá muito para o acesso a cargas — e próximo também do aeroporto. O local ainda fica ao lado do Aeroclube de Santa Catarina e permite acesso via jato executivo, fretar aeronaves e receber clientes.
A área está totalmente integrada à Cidade Criativa Pedra Branca e os negócios poderão usufruir de toda a infraestrutura gastronômica, de comércio e serviços já concentrados na área. Também poderão se integrar a outros negócios, como espaços de co-working, universidade, incubadoras e empresas de tecnologia.
Se tornando a união perfeita entre infraestrutura e integração com outros negócios. Sua empresa terá bastante espaço para crescer, ao mesmo tempo, em que terá excelentes rotas de transporte e uma rede completa de comércio, alimentação, serviços, moradia e capacitação para seus funcionários.
Quer investir ou instalar sua empresa em uma cidade inteligente? Clique aqui para falar com nossos corretores pelo WhatsApp ou clique na imagem para se cadastrar.


Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *