Está planejando viajar de férias para o exterior? Ou passar um fim de semana na montanha com a família? Planos que antes pareciam muito complexos, hoje são bem mais viáveis. 

Nos últimos 5 anos, os brasileiros aumentaram significativamente o hábito de viajar. A resposta para essa mudança exponencial são os aplicativos de aluguel de imóveis. Sejam alguns dias na praia, uma visita rápida para um curso na capital do Estado ou até mesmo uma estadia mais longa no interior, você pode escolher o local para você e sua família dormirem, sem nem sair de casa.

Celular na mão, ideias e inspirações em mente e alguns cliques depois você já terá uma casa completa, apartamento, quarto, pousada e até mesmo castelos (sim!) alugado por meio de um aplicativo. Muito mais comodidade, praticidade e segurança

Sob a óptica dos proprietários, a tecnologia também está sendo uma aliada. Encontrar os melhores inquilinos para o seu imóvel agora é muito mais fácil. Quer entrar nessa? Apresentamos 7 dicas para alugar seu imóvel por aplicativo. Siga esse passo a passo e garanta os melhores moradores (ou visitantes) em sua casa!

1. Selecione os melhores aplicativos 

O primeiro passo é decidir se irá alugar o seu imóvel por temporadas - dias, semanas ou meses - ou anualmente. Vários aplicativos hoje são uma extensão da hotelaria, ou seja, alugam apenas quartos ou apartamentos para uma hospedagem curta. Entre eles, o mais famoso é o Airbnb, uma ótima opção se você desejar alugar seu espaço por temporada. 

Já para os proprietários que desejam encontrar inquilinos para um período maior, meses ou anos, existem diversas opções de sites e apps. O QuintoAndar é uma das empresas que ganhou força nos últimos anos. Assim como no Airbnb, no QuintoAndar, o inquilino realiza tudo de maneira on-line. 

Outras ótimas opções também são: ZAP, OLX, VivaReal, Mercado Livre e até mesmo o marketplace do próprio Facebook

2. Garanta as fotos perfeitas

Nós sabemos que uma imagem fala mais que mil palavras, certo? Geralmente, em anúncios por aplicativo, uma das fotos fica em destaque, como a “capa” de sua publicação. Por isso, é muito importante que você tire fotos perfeitas do imóvel!

Para garantir boas fotografias, algumas dicas são essenciais como, fotografar durante o dia e com luz natural, organizar a casa e deixá-la o mais “clean” possível e escolher bons ângulos. Ou seja, se a parte favorita da casa é a sala integrada com cozinha, por exemplo, tire ótimas fotos deste espaço e escolha uma para o destaque. 

3. Aposte em um título estratégico

Além de uma foto bem caprichada, o título também chama muito a atenção das pessoas que estão procurando por um imóvel. O ideal é que você utilize poucas palavras, mas que elas sejam estratégicas. 

Para utilizar este espaço de forma inteligente, coloque as principais informações de tamanho, localização, qualidades e diferenciais do imóvel. 

4. Capriche na descrição e nos detalhes

Depois que a foto e o título capturaram a atenção do seu futuro inquilino, é hora de mostrar todos os detalhes do imóvel. Aqui, é muito importante que você descreva todos os ambientes. Assim como no título, as principais informações devem aparecer, agora, com mais detalhes. 

Por exemplo: sala ampla, com móveis embutidos e sofá aconchegante, perfeitos para descansar e assistir um filme com quem você ama. 

5. Esteja disponível e conectado

A única maneira do público entrar em contato com você será pelo próprio aplicativo. Por isso, se você deseja alugar o seu imóvel, é essencial estar sempre conectado à internet. 

É muito comum que os clientes tenham dúvidas e queiram descrições ainda mais completas do imóvel. Algumas vezes, vídeos e fotos também são solicitadas por mensagem. Fique disponível e disposto para responder todos os questionamentos e realizar o melhor negócio.

6. Se for necessário, negocie

Nem sempre o seu preço irá agradar a todos. Mas, pode ser que o seu imóvel se torne o favorito! Assim, esteja aberto à negociações com os futuros inquilinos. Coloque uma margem de segurança e ofereça alguns descontos para o cliente. Em locações por temporada, é comum que sejam acrescentadas as taxas de limpeza. Uma sugestão é abater esse valor.

7. Fale a verdade

Ao criar o anúncio perfeito, o risco de falsas verdades serem ditas é muito grande! Por isso, ao tirar as fotos, escolher o título e descrever o imóvel, seja cuidadoso e verdadeiro com o público. Não vale dizer que o apartamento tem uma vista incrível enquanto ela dá de frente com a janela dos vizinhos. A sinceridade é muito importante para não gerar uma imagem ruim do seu imóvel ou até mesmo uma avaliação baixa. 


Com o mercado de locação de imóveis por aplicativo crescendo, diversos investidores estão apostando na compra de novos empreendimentos. O ideal é que estes espaços sejam bem localizados, confortáveis e com toda a estrutura necessária para uma hospedagem incrível aos visitantes. 

A Cidade Pedra Branca oferece diversos empreendimentos neste perfil. O Pátio Civitas é um deles! Com piscina, brinquedoteca, salão de festas, espaço gourmet, bicicletário e tantas outras facilidades, o espaço une cidadania e coletividade. Características perfeitas para o seu imóvel chamar a atenção nos aplicativos de aluguel. Conheça as oportunidades hoje mesmo.

Comentários