A Cidade Pedra Branca se tornou exemplo de que é possível viver com qualidade, respeitando a natureza. E é muito importante ensinarmos nossas crianças a apreciar sua beleza e preservar.

Sabemos que o desenvolvimento delas sempre acompanha perguntas comuns como: “Pra onde o sol vai?”, “Por que ele brilha?”, “A água nunca acaba?”. E mesmo que você não saiba a resposta, o mais indicado é fazer uma pesquisa e depois compartilhar da forma mais simples possível.

Explique sempre que algumas atitudes trarão resultado imediato e outras impactarão no futuro dele. Pouco a pouco seu filho vai conhecendo ainda mais onde vive e sentindo que faz parte da comunidade.

Pensando no espaço onde vivemos, separamos 4 dicas para você começar a estimular a consciência ambiental do seu filho:

1. Uma dica bem importante é ensinar, não reprimir. Caso você observe que seu filho está fazendo algo ecologicamente incorreto, mostre o caminho certo. Uma bronca não vai ajudar ele a ter consciência, explique com calma o que ele está fazendo errado e mostre o jeito correto. Por exemplo: se ele jogar algum lixo na rua, peça que ele recolha e coloque no local certo, que é a lixeira.

2. Se você tem uma horta em casa, permita que seu filho cuide sozinho de pequenas plantas e observe o que faz durante essa atividade. Ou, tente o experimento do grão de feijão no algodão. Observe durante vários dias junto com ele e conversem sobre o que está acontecendo.

3. Explique o quanto a água é importante e porque os banhos devem ser mais curtos, por exemplo. Comece recomendando que ele feche a torneira enquanto se ensaboa e a usar um copo para a água quando for escovar os dentes.

4. E claro, leve seu filho para conhecer seu bairro, ou novos lugares arborizados. Realize mais atividades ao ar livre, como fazer piqueniques e andar de bicicleta. Assim ele poderá ter experiências e percepções diferentes, desenvolvendo seu contato com o meio ambiente. É importante ressaltar que não se ama e nem se protege aquilo que não se conhece.

Gostou do texto? Aproveite para pôr em prática as dicas e marque o perfil da @cidadepedrabranca na foto com seu filho aprendendo sobre a natureza!

Comentários