Se você tem apenas um minuto para ler o que é Essencialismo, aqui está:

O autor Greg McKeown, escritor do livro ‘Essencialismo: a Disciplinada Busca por Menos’, diz que a definição mais adequada de essencialismo é "menos, mas melhor".

A proposta de valor básica para o essencialismo é: “Somente quando você se der permissão para parar de tentar fazer tudo, para interromper o ciclo de dizer sim para todos, você poderá dar sua maior contribuição para as coisas que realmente importam”.

E uma das lições mais importantes “Se você tirar alguma coisa deste livro, espero que se lembre disso: qualquer decisão, desafio ou encruzilhada que você enfrentar em sua vida, simplesmente pergunte a si mesmo: ‘O que é essencial?’. Em seguida, elimine todo o resto.”

Fomos essenciais ao resumir o que é essencialismo, entretanto, se você quiser aprender um pouco mais a fundo sobre como o essencialismo pode mudar o sentido da sua vida, separamos as melhores lições sobre esse estilo de vida, para que você comece assim que decidir.

Para explicar detalhadamente o Essencialismo, o autor cita que devemos vivê-lo, ou seja, se parafrasearmos o que ele quis dizer, falharemos até que vivamos essa modalidade de vida. 

Então, eis as citações da definição não tão sutis sobre o que é essencial:

Todas as citações são do autor Greg McKeown.

  1. “Essencialismo não é sobre voltar a tempos mais simples. Não se trata de evitar o e-mail, desconectar-se da Web ou viver como um eremita. Isso seria um movimento para trás. Trata-se de aplicar os princípios de "menos, mas melhor" à forma como vivemos nossas vidas agora e no futuro. Isso é inovação. ”
  2. “O essencialismo não é sobre como fazer mais coisas; é sobre como fazer as coisas certas. ”
  3. “O essencialismo não é mais uma coisa - é uma maneira totalmente nova de fazer tudo.”
  4. “O caminho do essencialista significa viver por design, não por padrão.”

Em suma, é ter um sentido de viver e ter coisas com determinado sentido. Para isso, observe algumas lições que você poderá levar para toda a sua vida. Usando, obviamente, um jeito simples, mas com riqueza de conteúdo — com este bom texto de blog.

Torne-se um especialista

O essencialista discerne intencionalmente o vital do trivial, elimina o que não é essencial e remove os obstáculos.

“O sucesso pode nos desviar do foco nas coisas essenciais que produzem o sucesso em primeiro lugar.”

Por que o não-essencialismo está em toda parte?

Houve um aumento exponencial no número existente de escolhas na última década. Por causa disso, perdemos de vista o que é importante. A pressão social também cresceu, junto com ela a força e o número de influências externas em nossas decisões.
Quando não escolhemos propositalmente onde será o foco da nossa energias, outras pessoas - chefes, colegas, familiares - escolhem por nós. Podemos fazer nossas escolhas intencionalmente ou permitir que os objetivos de outras pessoas controlem nossas vidas.

A abordagem essencialista

Os próximos três elementos não são eventos separados, mas um processo cíclico. Aplique-os de forma consistente para colher benefícios cada vez maiores:
  1. Explore e avalie: passe o máximo de tempo possível explorando, ouvindo, debatendo, questionando e pensando. A exploração não é um fim em si mesma, mas uma maneira de discernir os poucos vitais dos muitos triviais;
  2. Elimine: elimine ativamente atividades e esforços que não fazem a maior contribuição possível;
  3. Execute: invista o tempo que você economizou na criação de um sistema para remover obstáculos e tornar a execução o mais fácil possível.

Mude seu jeito de pensar

Substitua as falsas suposições por três verdades fundamentais:

“Eu tenho que” -> “Eu escolho“
“É tudo importante” -> “Apenas algumas coisas realmente importam“
“Eu posso fazer ambos” -> “Eu posso fazer qualquer coisa, mas não todas as coisas“

Em resumo, ter o estilo de vida essencialista, é saber o que importa e lidar com isso, cortando tudo o que não é essencial.

Se você puder guardar em um potinho as próximas frases, faça-o.

#1 - Projete um lugar para ser o seu escape
#2 - Gaste tempo explorando
#3 - Tenha em mente que você pode escolher
#4 - Defina o seu propósito
#5 - Foque nas coisas vitais
#6 - Saia do enjoo da corrida para o seu momento
#7 - CEO é sobre editar a sua vida, não executá-la
#8 - Diga sims demorados e nãos rápidos
#9 - Durma. Bastante
#10 - Repita, com a rotina apropriada

Para finalizar esse artigo, — que está deixando de ser essencialista — pergunte-se agora mesmo essas três questões:
"Se você pudesse fazer apenas uma coisa com sua vida agora, o que faria?"
“Esta é a coisa mais importante que devo fazer com meu tempo agora?”
 “O que é importante agora? Após um momento de reflexão, percebi que até saber o que era importante agora, o que era importante agora era descobrir o que era importante agora!”

Se suas respostas forem sucintas, você é um essencialista.

Comentários