Viver a rua e compartilhar momentos
O Passeio Pedra Branca é a primeira rua compartilhada do país! Nele é possível viver a poucos passos de tudo o que você precisa. São diversas opções de serviços, lazer, prédios comerciais e residenciais e gastronomia.

Conheça mais sobre o conceito e a história do Passeio Pedra Branca neste artigo!

Conceito e história
Inaugurado em novembro de 2013, o Passeio Pedra Branca é um convite a um novo estilo de vida, uma evolução no conceito de Shopping Center. Um lugar a céu aberto, onde a rua se entrelaça com o paisagismo e se equilibra com a natureza.

O conceito do Passeio Pedra Branca abraça a possibilidade de morar, trabalhar, estudar e se divertir em um só lugar. Para esse conceito se tornar realidade o Grupo Pedra Branca, grupo do qual o Passeio Pedra Branca faz parte, iniciou um planejamento de novo urbanismo na década de 90.


Foto: Arquivo Pedra Branca

Com o objetivo de transformar o bairro em uma nova centralidade, em 2009 foram reunidos diversos profissionais renomados de arquitetura e urbanismo da região, com colaboração de escritórios internacionais. O projeto foi nomeado como Master Plan Pedra Branca, um planejamento extenso e estruturado para equilibrar ocupação urbana, o respeito ambiental e o foco nas pessoas.

Ainda antes da inauguração do Passeio Pedra Branca, o Grupo recebeu prêmios de urbanismo reconhecidos internacionalmente como o Prêmio Financial Times de Cidades Sustentáveis (Londres) e Prêmio de Urbanismo na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires.

Em 2013, enfim, o Passeio Pedra Branca foi inaugurado em um grande evento a céu aberto. No mesmo ano também aconteceu a entrega de dois condomínios no local, o Pátio da Pedra (projetado pelo escritório Marchetti Bonetti) e o Pátio das Flores (projetado pelo arquiteto Nelson Teixeira Netto). Ambos condomínios com lojas térreas que fazem parte deste shopping a céu aberto.

Para tornar possível o conceito de morar, trabalhar, estudar e se divertir a distância de uma caminhada, o Grupo Pedra Branca realiza o trabalho de levar ao Passeio Pedra Branca lojas, , gastronomia, serviços e opções de lazer que façam parte da rotina dos moradores. Ainda em 2013 ocorreu a inauguração do Hippo Supermercados no Passeio. Este é um trabalho constante e que se molda conforme a evolução da rotina local.

Em 2014 foi entregue no Passeio Pedra Branca o primeiro edifício comercial, o edifício Office Green, projetado pelo escritório Desenho Alternativo, dos arquitetos André Schmitt e Daniel Rúbio, prédio com certificação LEED Gold.


Na imagem: Pátio das Flores, Office Green, Praça do Espelho D’Água, Atrium Offices e Supermercado Hippo.

Em 2015, mais uma entrega residencial, o Smart Residence, seguido do edifício comercial Atrium Offices em 2016, mais um edifício com certificação LEED Gold. Dando prosseguimento às possibilidades de trabalho e moradia, em 2016 foi lançado o Aeropark Pedra Branca, loteamento para empresas, indústrias e hangares, e em 2017 o Pátio Civitas, o melhor prédio residencial da história do bairro, com entrega no primeiro semestre de 2020.



A valorização da vida nas ruas
O Grupo Pedra Branca possui 4 princípios que estão inseridos no Passeio: prioridade ao pedestre, espaços públicos atraentes e seguros, estética e sustentabilidade e cidade criativa e diversa.

Para estimular uma locomoção a pé, as ruas do Passeio pedra Branca são dotadas de mobiliário urbano confortável, arborização, segurança, sinalização e acessibilidade, além de contar com calçadas amplas e niveladas à rua principal para dar prioridade ao pedestre.



A vida nas ruas nas grandes centralidades é ameaçada pela alta movimentação de veículos e outros fatores como a superlotação por edifícios sem função pública. Além da densidade equilibrada, o Passeio oferece espaços de uso público, tanto para moradores quanto para visitantes. O mais conhecido é a Praça do Espelho D’Água, uma praça para passear, reunir os amigos, a família, e aproveitar o espaço ao ar livre.

A Arena Pedra Branca foi mais uma iniciativa do Grupo para dar mais vida às ruas. O projeto conta com pistas de mountain bike e pump track, quadras de areia para vôlei, futevôlei e beach tennis e slacklines de uso público, possibilitando a prática de atividades físicas gratuitamente pelos moradores e visitantes.

Muitos dos visitantes também são atraídos pelos eventos locais. Desde a inauguração do Passeio Pedra Branca já foram realizados mais de 100 eventos a céu aberto! Os eventos envolvem cultura, oficinas e lazer para todas as idades. Entre os mais recorrentes estão os eventos de Páscoa, Natal Encantado, Halloween, Corrida Pedra Branca e Dia Das Crianças.


More, trabalhe, estude e divirta-se ao alcance de uma caminhada
O Passeio Pedra Branca oferece o ativo mais valioso do mundo: tempo. Morar em uma localização que permite uma rotina com pequenas distâncias torna o dia a dia mais leve e mais saudável.

Acesse o Instagram do Passeio e continue acompanhando tudo o que acontece por aqui.


Cidade Pedra Branca, 2020

Comentários