Passeio Pedra Branca: conceito, história e valorização da vida nas ruas

Tempo estimado: 4 minutos

Viver a rua e compartilhar momentos

O Passeio Pedra Branca é a primeira rua compartilhada do país! Nele é possível viver a poucos passos de tudo o que você precisa. São diversas opções de serviços, lazer, prédios comerciais e residenciais e gastronomia.

Conheça mais sobre o conceito e a história do Passeio Pedra Branca neste artigo!

Conceito e história do Passeio Pedra Branca

Inaugurado em 2013, o Passeio Pedra Branca é um convite a um novo estilo de vida. Um lugar a céu aberto, onde a rua se entrelaça com o paisagismo e se equilibra com a natureza. Um novo conceito de Shopping Center.

O conceito do Passeio Pedra Branca abraça a possibilidade de morar, trabalhar, estudar e se divertir em um só lugar. Para esse conceito se tornar realidade, o Grupo Pedra Branca, grupo do qual o Passeio Pedra Branca faz parte, iniciou um planejamento de novo urbanismo na década de 90.

imagem aérea da Cidade Pedra Branca nos anos 2000


Um planejamento digno de reconhecimento

Com o objetivo de transformar o bairro em uma nova centralidade, em 2009 reunimos arquitetos e urbanistas renomados da região, com colaboração de escritórios internacionais. O projeto foi nomeado “Master Plan Pedra Branca”, um planejamento extenso e estruturado para equilibrar ocupação urbana, respeito ambiental e foco nas pessoas.

Ainda antes da inauguração do Passeio Pedra Branca, o Grupo recebeu prêmios de urbanismo reconhecidos internacionalmente. Entre eles estão o Prêmio Financial Times de Cidades Sustentáveis (Londres) e o Prêmio de Urbanismo na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires.

Inauguração

Em 2013, enfim, o Passeio Pedra Branca foi inaugurado em um grande evento a céu aberto. No mesmo ano também aconteceu a entrega de dois condomínios no local, o Pátio da Pedra (projetado pelo escritório Marchetti Bonetti) e o Pátio das Flores (projetado pelo arquiteto Nelson Teixeira Netto). Ambos condomínios com lojas térreas que fazem parte deste shopping a céu aberto.

Para tornar possível o conceito de morar, trabalhar, estudar e se divertir a distância de uma caminhada, o Grupo Pedra Branca realiza o trabalho de levar ao Passeio Pedra Branca lojas, gastronomia, serviços e opções de lazer que façam parte da rotina dos moradores. Ainda em 2013 ocorreu a inauguração do Hippo Supermercados no Passeio. Este é um trabalho constante e que se molda conforme a evolução da rotina local.

Em 2014 foi entregue no Passeio Pedra Branca o primeiro edifício comercial, o edifício Office Green, projetado pelo escritório Desenho Alternativo, dos arquitetos André Schmitt e Daniel Rúbio. O edifício foi o primeiro de Santa Catarina a receber a certificação LEED Gold.

imagem aérea do Passeio Pedra Branca

Em 2015, mais uma entrega residencial, o Smart Residence, seguido do edifício comercial Atrium Offices em 2016, mais um edifício com certificação LEED Gold. Dando prosseguimento às possibilidades de trabalho e moradia, em 2016 lançamos o Aeropark Pedra Branca, loteamento para empresas, indústrias e hangares. Em 2017 realizamos o lançamento do Pátio Civitas, o melhor prédio residencial da história do bairro, entregue no primeiro semestre de 2020.

 

imagem em 3D de uma sala com o texto Tudo sobre o Pátio Civitas, e um botão com texto Quero saber tudo

A valorização da vida nas ruas no Passeio Pedra Branca

O Grupo Pedra Branca possui 4 princípios que estão inseridos no Passeio: prioridade ao pedestre, espaços públicos atraentes e seguros, estética e sustentabilidade e cidade criativa e diversa.

Para estimular uma locomoção a pé, as ruas do Passeio são dotadas de mobiliário urbano confortável, arborização, segurança e sinalização. Além disso, contam com calçadas amplas e niveladas à rua principal para dar prioridade ao pedestre.

 

foto das calçadas do Passeio pedra Branca com obras de arte

A vida nas ruas nas grandes centralidades é ameaçada pela movimentação de veículos e outros fatores. Além da densidade equilibrada, o Passeio oferece espaços de uso público, tanto para moradores quanto para visitantes. O mais conhecido é a Praça do Espelho D’Água, uma praça para passear, reunir amigos, família e aproveitar o espaço ao ar livre.

A Arena Pedra Branca foi mais uma iniciativa do Grupo para dar mais vida às ruas. O projeto conta com pistas de mountain bike e pump track, quadras de areia para vôlei, futevôlei e beach tennis e slacklines de uso público. O espaço possibilita a prática de atividades físicas gratuitamente pelos moradores e visitantes.

Muitos dos visitantes também são atraídos pelos eventos locais. Desde a inauguração do Passeio Pedra Branca já foram realizados mais de 100 eventos a céu aberto! Os eventos envolvem cultura, oficinas e lazer para todas as idades. Entre os mais recorrentes estão os eventos de Páscoa, Natal Encantado, Halloween, Corrida Pedra Branca e Dia Das Crianças.

 

More, trabalhe, estude e divirta-se ao alcance de uma caminhada

O Passeio Pedra Branca oferece o ativo mais valioso do mundo: tempo. Morar em uma localização que permite uma rotina com pequenas distâncias torna o dia a dia mais leve.

Acesse o Instagram do Passeio e continue acompanhando tudo o que acontece por aqui.

foto da Cidade Pedra Branca em 2020, com vista panorâmica

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *