Planejamento Urbano Sustentável nas Cidades Inteligentes

Tempo estimado: 3 minutos

O crescimento acelerado dos grandes centros urbanos aliado à ausência de um planejamento urbano sustentável tem ocasionado problemas de infraestrutura que impactam na qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades. Atualmente, 55% da população mundial vivem nas cidades. Em 2030, mais de 60% das populações em todo o mundo serão urbanas.

Para minimizar os problemas comuns decorrentes de um processo de urbanização desordenado e assegurar um funcionamento harmonioso e sustentável, é cada vez mais importante a criação de cidades planejadas que adotem o planejamento urbano sustentável no seu desenvolvimento.

Mas, afinal, o que torna uma cidade inteligente?

Cidades inteligentes se caracterizam pela aplicação da tecnologia de modo estratégico e inovador para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias para tornar as cidades funcionais e democráticas.

A Cidade Criativa Pedra Branca, referência de bairro-cidade autossustentável localizado no município de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, aposta no chamado placemaking, criando espaços que promovem saúde e bem-estar e conectam pessoas.

Por esse motivo, é reconhecida por adotar planejamento urbano sustentável desde sua fundação. O conceito do novo urbanismo aplicado aos empreendimentos inovadores rendeu premiações, certificações e projeção internacional.

Listamos os princípios do planejamento urbano sustentável adotados na criação de um bairro-cidade construído de forma planejada, equilibrada, criativa, consciente e responsável.

Princípios de planejamento urbano sustentável nas cidades inteligentes 

A Cidade Criativa Pedra Branca, localizada na Grande Florianópolis, é referência internacional em urbanismo sustentável. O bairro-cidade planejado e conectado onde é possível morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada adota as diretrizes do novo urbanismo e, desde sua concepção, investe na criação de uma cidade para pessoas.

Densidade equilibrada – compacta⠀

Na Cidade Criativa Pedra Branca uma nova centralidade de bairro foi criada, com uma proposta inovadora reconhecida e premiada internacionalmente com o desenvolvimento do Passeio Pedra Branca, shopping a céu aberto que reúne mais de 40 operações entre gastronomia, lojas e serviços.

Modelo de planejamento urbano, onde é possível experienciar os benefícios de uma cidade compacta, mais humana, e as vantagens do uso misto dos espaços para torná-los mais amigáveis às pessoas.

A Cidade Pedra Branca foi planejada para acolher, num futuro próximo, 40 mil moradores, 30 mil trabalhadores e 10 mil estudantes, de forma equilibrada. A quantidade de quadras planejadas e de empreendimentos seguiu cuidadoso planejamento.

Infraestrutura urbana humanizada

A humanização da infraestrutura urbana permite o aproveitamento máximo da infraestrutura urbana para se alcançar a maior eficiência dos recursos. Há duas décadas, a Cidade Pedra Branca assegura investimentos em mobilidade urbana para incentivar a mobilidade ativa com a criação de soluções adequadas para o dimensionamento das pistas, calçadas, ciclovias, áreas de tráfego moderado e compartilhado de modais.

Valorização dos espaços públicos

Para valorização dos espaços públicos, a Cidade Criativa Pedra Branca promove o uso misto dos empreendimentos construídos, favorecendo deslocamentos curtos e não motorizados. Combinar usos diversificados e reunir múltiplas funções em um mesmo endereço, com moradias, escritórios e comércio, possibilita o aproveitamento funcional e inteligente do espaço urbano.

Áreas verdes e mobiliário urbano amigável

Construir ambientes com foco em sustentabilidade e integração com a natureza é um dos princípios do planejamento urbano sustentável adotado nos empreendimentos da Cidade Pedra Branca. Os empreendimentos adotam medidas sustentáveis, como sistemas de captação de água da chuva para reuso, instalação de placas solares, e outras alternativas indicadas em projetos arquitetônicos sustentáveis.

O investimento em áreas verdes como parques e praças, é uma das iniciativas adotadas na Cidade Criativa Pedra Branca para contribuir com a arborização urbana para a melhoria do conforto térmico, da paisagem e da qualidade de vida. Assim como, investe em mobiliário urbano amigável, a partir da implementação de gentilezas urbanas para transformar a relação das pessoas com a cidade.

Conheça a Cidade Criativa Pedra Branca, bairro planejado referência em planejamento urbano sustentável. 

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *