A Pedra Branca tem na arte, harmonizada com a arquitetura e o paisagismo, um modo de tornar a experiência do viver urbano inigualável, criando um ambiente amigável e pensado para as pessoas. Saiba como introduzimos a arte urbana em nossos projetos.
O que é arte?
Arte é uma forma de expressão e manifestação humana universal e atemporal, que envolve a criação de obras com valor estético, emocional, simbólico ou comunicativo.
Ela pode se expressar de diversas formas e, segundo o Manifesto da Arte, existem sete categorias: música, dança, pintura, escultura, arquitetura, literatura e cinema, todas com um papel significativo em nossas vidas – seja como indivíduos ou como sociedade.
O que é arte urbana?
A arte urbana é uma forma de expressão artística que prioriza as ruas e espaços públicos das cidades. Seu contraponto em relação às obras tradicionais encontradas em museus e galerias é justamente essa: sua natureza pública e acessível, promovendo um encontro mais orgânico com a arte.
Ela abrange uma gama de formas, incluindo grafites, instalações, pinturas, esculturas, performances, colagens, projeções de imagens ou luzes e muito mais.
Como a arte transforma os espaços públicos?
Uma das características mais fascinantes da arte urbana é sua capacidade de transformar os espaços públicos em algo vibrante.
Ao adicionar cores, formas e mensagens às paisagens urbanas, a arte é capaz de alterar a percepção das pessoas sobre esses espaços, tornando-os mais interessantes e convidativos. Isso resulta em um maior envolvimento por parte dos visitantes e moradores, que passam a interagir mais com esses espaços.
Além disso, a arte urbana desempenha um papel fundamental na expressão da identidade cultural de uma região. Por meio de intervenções artísticas, os artistas e a comunidade local são capazes de transmitir suas histórias, valores e perspectivas, transformando os espaços urbanos em autênticas galerias a céu aberto. Esse processo fortalece o senso de pertencimento e orgulho na região, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia local, atraindo visitantes e turistas.
Um exemplo disso foi o evento Viva Arte Viva, que contou com a presença da Jaguar Parade e quatro onças inéditas customizadas pelos artistas locais Cazão, Rodrigo Levél, Bela e Julia Sardinha.
Sendo assim, a arte urbana age como uma forma de expressão, engajamento e embelezamento das cidades, desempenhando um papel importante na transformação social, cultural e econômica dos espaços públicos.
As artes nos projetos Pedra Branca
Nos empreendimentos do Grupo, a arte tem sido uma vertente em expansão. Fundamentados nos conceitos de cidade criativa, que consolidam todas as nossas iniciativas, a arte urbana passou a integrar os espaços de uso público, causando encantamento, reflexão e uma reinterpretação da relação das pessoas com os lugares.
“Nossa conexão é cada vez mais forte com as diversas formas de arte. E a arte urbana é um importante elemento das nossas entregas urbanísticas. Estamos consolidando e ampliando esse nosso propósito, contribuindo para aproximar o público da arte em geral, poderoso instrumento de transformação social e cultural”, afirma Marcelo Gomes, CEO do Grupo Pedra Branca.
Em 2017, criamos O Lugar das Artes, no Passeio Pedra Branca, com o objetivo de incentivar as manifestações artísticas como parte do propósito da Cidade Criativa Pedra Branca de ser uma cidade para as pessoas.
O espaço conta com a Praça das Esculturas e os 22 totens da série Tarot Pedra Branca, do artista Rodrigo de Haro, artista plástico, escritor, poeta, muralista, intelectual, pensador e mosaicista, membro da Academia Catarinense de Letras. Além disso, O Lugar das Artes também abriga exposições temporárias e eventos relacionados à arte, como o recente Viva a Arte Viva.
Recentemente, anunciamos nosso novo empreendimento, o Pátio das Artes, que visa apoiar o envolvimento com a expressão artística de diversas formas.