1 /3

Não tem coragem de ter uma planta por não saber como cuidar? Não aguenta mais a tristeza de comprar uma plantinha e depois de um tempo ela morrer? 


Além de alegrar a casa com suas cores e comporem a decoração, as plantas trazem muitos outros benefícios. Elas são umidificadores naturais para os ambientes, inspiram criatividade, minimizam alergias, além de limpar o ar! Só esses motivos já são suficientes para repensar e desejar ter uma planta em cada canto da casa.


Para ajudar você a sair da zona de conforto “suculenta e cacto”, separamos 10 espécies que amam ficar dentro de casa e precisam apenas de cuidados simples para viverem felizes e saudáveis.


1 - Aglaonema


Ela tem um lindo desenho nas folhagens e possui mais de 50 variações das suas cores e estrutura. É uma planta que ama locais ventilados, sombra e água todo dia. Detesta ambientes secos, por isso cuidado com ar condicionado. 



2 - Bambu da sorte


É uma planta cheia de simbolismo! O número de hastes atribui para ela vários significados. Não gosta de luz intensa, pode ser cultivada dentro de um vaso d'água ou de forma tradicional em vasos de vidro. Pode ser modelada de diversas formas e é importante fazer podas para manter as hastes desenhadas em equilíbrio.


3 - Begônia Rex


Com folhas coloridas e aveludadas, roubam a cena até mesmo de flores, também conhecidas pela mesma variação da espécie. É uma planta de fácil cultivo, gosta de luz indireta e solo úmido. É importante ressaltar que suas folhas são tóxicas e devem ser plantadas longe do alcance de crianças e pets.


4 - Peperômia


É uma espécie super resistente com folhas bonitas e verdinhas e não precisa ser muito regada. Algumas espécies crescem bastante e pode ser  usadas de forma pendente. A peperômia-filodendro cresce desta forma e é resistente até ao ar condicionado.


5 - Costela de Adão


É uma planta que virou moda e fica charmosíssima cultivada dentro de casa. Ela é de origem tropical e por isso gosta de ambiente iluminado e arejado e solo úmido. Mantenha ela encostada em paredes ou algum suporte para não cair por conta do peso das folhas. 


6 - Croton


Uma planta arbustiva com folhas lindas e coloridas, facilmente ganha destaque na decoração. Ela gosta de bastante luz, solo úmido e rico, por isso é importante a cada trimestre usar um bom fertilizante. A seiva que sai de suas folhas é venenosa, por isso deve-se usar luvas ao manuseá-la e manter distante do alcance de crianças e pets.


7 - Dracena


Essa planta possui muitas variedades. A quantidade de luz que ela recebe varia o tom de verde das folhas. Independente da cor, ela se adapta muito bem à grandes quantidades de luz, mas não ao sol direto. Ela gosta de terra bem úmida e deve ser regada sempre que estiver com terra seca.


8 - Bambu Areca


Conhecida como uma planta purificadora de ar, ela remove gases tóxicos do ambiente, além de ser linda e volumosa. Isso porque se multiplica facilmente por divisão de touceiras. Se cultivada no sol ela fica amarelada, mas na sombra se mantém verde. É resistente à pragas e é de fácil cultivo. No verão o ideal é regar de 2 a 3 vezes na semana e no inverno 1 vez por semana.



9 - Pacová


É uma planta característica da Mata Atlântica e é muito usada para ambientação de decoração em vasos pequenos e grandes. Gosta de sombra e pouca água,  geralmente é necessário regar apenas uma vez por semana.



10 - Zebrina


Uma planta listrada em tons de roxo, verde e prata, cheia de charme e super resistente. Ela gosta de muita luz, mas não de sol direto. Gosta de solo rico e úmido. Quanto mais sol incidindo diretamente na planta, menos roxas são as folhas e mais escuro o tom do verde. 


Identifique o cômodo, escolha uma espécie e compre um vaso ideal para plantinha! A dica final é conhecer detalhadamente as características e as particulares da planta que você deseja colocar dentro de casa

Comentários