Viva Arte Viva explora diversas manifestações artísticas em experiências inovadoras na Grande Florianópolis

Sem categoria24 de abril de 2023
Pâmela WeingärtnerAutor Pâmela Weingärtner
Viva Arte Viva explora diversas manifestações artísticas em experiências inovadoras na Grande Florianópolis

O Grupo Pedra Branca lança neste mês de abril um projeto inovador para valorizar as mais diferentes formas de arte em seus empreendimentos. A iniciativa reforça o compromisso da empresa de estimular a vida urbana ao promover manifestações artísticas nos endereços para aproximar o público da arte em geral, poderoso instrumento de transformação social e cultural. 

Nos dias 29 e 30 de abril, o Passeio Pedra Branca (29), em Palhoça, e o Passeio Primavera (30), em Florianópolis, serão palco do Viva Arte Viva que promoverá diversas experiências relacionadas às sete principais formas de arte: música, dança, pintura, escultura, arquitetura, literatura e cinema. A programação acontece das 12h às 18h, nos dois endereços, reconhecidos como os centros mais criativos e inovadores da região.

Por meio desta ação, o público poderá experienciar diferentes eventos, com atrações principais e atividades paralelas, e, também, conferir a galeria de arte a céu aberto que está sendo consolidada nos Passeios. Jaguar Parade, música, dança, pintura, cinema são algumas das manifestações artísticas que movimentam os endereços ao longo do mês.

Diversas obras de arte estão expostas nos empreendimentos, com destaque – entre abril e maio – para oito esculturas do Jaguar Parade Floripa 2023, movimento artístico do qual o Grupo Pedra Branca é patrocinador Ouro.

Cazão, Rodrigo Levél, Bela e Julia Sardinha são os artistas locais que estão customizando as quatro onças inéditas que serão exibidas nos Passeios, que contarão também com esculturas de acervo do movimento: Natureza Urbana, de Bruno Badaró; Força Oposta, de Luiza Neves Xavier; Kintsu, de Sacha; e Entre o Céu e a Terra, de Marte. 

As onças estarão em exposição pública de 14 de abril a 20 de maio, período em que ocorre o leilão on-line, com resultado divulgado no dia 25 de maio. No período de 01 de abril a 20 de maio, elas estarão nos Passeios Pedra Branca e Primavera.

“Nossa conexão é cada vez mais forte com as diversas formas de arte. E a arte urbana é um importante elemento das nossas entregas urbanísticas. Estamos consolidando e ampliando esse nosso propósito, contribuindo para aproximar o público da arte em geral, poderoso instrumento de transformação social e cultural”, afirma Marcelo Gomes, CEO do Grupo Pedra Branca. 

Galerias de arte a céu aberto

A arte é a vertente que vem sendo expandida nos empreendimentos do Grupo Pedra Branca. Sob os conceitos de cidade criativa e cidade para pessoas, que consagraram as iniciativas do grupo, obras de arte passam a compor os espaços de uso público, provocando encantamento, reflexão e a ressignificação da relação das pessoas com o lugar.

A exemplo do Passeio Pedra Branca, em Palhoça, que já conta com a “Praça das Esculturas” e 22 totens da série Tarot Pedra Branca, criada pelo artista e poeta Rodrigo de Haro (1939-2021), uma das maiores expressões da arte brasileira, o Passeio Primavera, em Florianópolis, também ganhou este ano uma galeria de arte a céu aberto. No local foram expostas cinco esculturas, dando início à coleção Primavera: Unidade Neoconcreta, de Franz Weissmann; Mockingbird e Topdog, de Huang Yulong; Duas Graças, de Laura Vinci; Sem título, de Iole de Freitas; e Linha da Terra, de Túlio Pinto.

“Sensibilizando e intrigando as pessoas com a coleção de arte Primavera, os novos Espaços de Arte projetados têm a intenção de expor e trazer para mais perto do público o convívio com o artista e sua trajetória de criação e produção”, acrescenta Myriam Consonni Gomes, proprietária do Primavera Garden, âncora do Passeio Primavera. Segundo ela, a coleção vem sendo implementada com a colaboração de alguns consultores de arte e curadores. Trata-se de uma coleção de arte particular dos empreendedores que vem sendo exposta nas “galerias de arte a céu aberto” dos empreendimentos do grupo Pedra Branca.

Confira a programação:

Viva Arte Viva

Dia 29 de abril no Passeio Pedra Branca
Dia 30 de abril no Passeio Primavera
Das 12h às 18h

12h00 | Início do evento com DJ / Interações Jukebox (o público participa pedindo sua música)

12h30 | Músicos I / Lele Swing

13h00 | Intervenções circenses / Cia de circo Circular

13h45 | Dança / Espaço2 Arte

14h00 | Oficina de argila / La casa

14h15 | Contos Infantis / Adriane Forster

15h00 | Músicos II / Jul Cardoso (29/04) Tiane Costa (30/04)

15h30 | Oficina de argila / La casa

17h00 | Cine Passeio

18h00 | ENCERRAMENTO

Jaguar Parade

Exposição das esculturas no Passeio Pedra Branca e Passeio Primavera de 01 a 20 de maio.

Endereços:

Passeio Pedra Branca
Rua da Universidade, s/nº, Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC).

Passeio Primavera
Rodovia SC 401, km 4, nº 4.150, em Florianópolis (SC).

Gostou? Compartilhe!

Posts relacionados

  • LOMA by DOM Senior Living: um novo jeito de viver a maturidade com liberdade, conforto e cuidado

    LOMA by DOM Senior Living: um novo jeito de viver a maturidade com liberdade, conforto e cuidado

  • Passeio Pedra Branca: uma história de pioneirismo

    Passeio Pedra Branca: uma história de pioneirismo

  • Cidade Criativa Pedra Branca valoriza as mais diferentes formas de arte em seus empreendimentos

    Cidade Criativa Pedra Branca valoriza as mais diferentes formas de arte em seus empreendimentos

  • Atrium Studios by Xtay: destino corporativo no Passeio Pedra Branca

    Atrium Studios by Xtay: destino corporativo no Passeio Pedra Branca

  • Pátio das Artes: Arte para ser sentida

    Pátio das Artes: Arte para ser sentida

  • Urbanismo Social: intervenções urbanas que impulsionam transformação territorial

    Urbanismo Social: intervenções urbanas que impulsionam transformação territorial

  • Cidades Playground: tendência em desenvolvimento urbano 

    Cidades Playground: tendência em desenvolvimento urbano 

  • Cidades Startup no Brasil: O Case Cidade Criativa Pedra Branca

    Cidades Startup no Brasil: O Case Cidade Criativa Pedra Branca

  • Entenda o conceito de cidades responsivas

    Entenda o conceito de cidades responsivas