Cidades caminháveis: projetos urbanísticos que transformam a relação das pessoas com a cidade

Tempo estimado: 2 minutos

Diante do acelerado processo de urbanização que tem imposto problemas desafiadores como trânsito, poluição e violência, ganha força iniciativas sustentáveis para transformar a relação das pessoas com a cidade, tornando os lugares melhores para viver. 

O conceito de cidades caminháveis, um modelo de desenvolvimento urbano planejado, é considerado uma tendência global adotada em diversos países do mundo para amenizar a complexidade da vida urbana e promover maior qualidade de vida aos cidadãos. 

Quem não gostaria de ter mais tempo no dia a dia? Essa é apenas uma das vantagens de trabalhar ou estudar perto de onde você mora. Melhor ainda se tiver opções de lazer e entretenimento disponíveis ao alcance de uma caminhada. 

A aplicação do conceito de cidades caminháveis visa justamente possibilitar que as pessoas usufruam de serviços, infraestrutura e benefícios da cidade em um ambiente acessível que permite deslocamentos a distâncias confortáveis para serem percorridas à pé ou por meio de modais ativos como bicicleta e patinete. 

Para tornar uma cidade caminhável, é necessário adaptar o planejamento urbano levando em consideração as relações sociais para conseguir expressar a personalidade de quem vive nelas. Nesse sentido, pensar cidades caminháveis é pensar nas pessoas em primeiro lugar.

Entenda o conceito de cidades caminháveis na prática e quais são os benefícios de se viver nesses espaços. 

Entenda o conceito de cidades caminháveis 

O conceito de cidades caminháveis, apresentado pelo arquiteto e urbanista norte-americano Jeff Speck, defende a ideia do desenvolvimento de cidades voltadas para as pessoas, proporcionando maior mobilidade urbana ao criar projetos urbanísticos que incentivam a caminhada. 

Um simples ato que provoca mudanças significativas na economia e organização dos espaços públicos e privados. Afinal, para tornar espaços urbanos mais transitáveis, principalmente por pedestres, é necessário investir na construção de calçadas mais largas, ruas bem pavimentadas, arborização urbana, semáforos inteligentes, iluminação e acessibilidade. 

Intervenções que colocam a “caminhabilidade” em primeiro plano e trazem benefícios aos moradores, empreendedores e investidores. Conheça as principais vantagens de morar em um cidade caminhável:

Economia de tempo

Cidades caminháveis permitem que seus moradores tenham mais tempo ao encurtar distâncias, diminuindo o tempo gasto em longos deslocamentos. 

Pedestre como protagonista do espaço urbano

Priorizar o pedestre é a maneira mais eficaz para elaborar projetos urbanísticos que transformam a relação das pessoas com a cidade, possibilitando que o cidadão torne-se protagonista de uma cidade mais humana.

Espaços públicos atraentes e seguros 

Os espaços públicos são planejados para incentivar a convivência entre as pessoas e fortalecer as conexões entre os que ali residem ou trabalhem. 

Arborização urbana

A arborização urbana é fundamental para garantir o bem-estar e saúde dos moradores. Além de contribuir para reduzir a poluição e o excesso de ruídos, presente principalmente nas grandes capitais, essa gentileza urbana torna os ambientes propícios ao exercício físico e o transporte ativo.

Cidade Pedra Branca: modelo de cidade caminhável 

A Cidade Criativa Pedra Branca, localizada no município de Palhoça (SC), é referência em adotar formas inovadoras de pensar e fazer cidades caminháveis no Brasil. O projeto pioneiro no Brasil e América Latina, coloca as pessoas como protagonistas nos projetos urbanísticos desenvolvidos.

O bairro-cidade planejado integra universidade, escolas, centenas de empresas dos mais diferentes segmentos e, ainda, diversas opções de lazer e entretenimento. Infraestrutura que possibilita que as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada. 

No Webinar “O pensar e o fazer das cidades caminháveis no Brasil”, os pensadores e desenvolvedores Ricardo Birmann da cidade Urbitá/DF, Marcelo Gomes da Cidade Pedra Branca/SC e Fabiano de Marco do bairro Parque UNA/RS aprofundaram o debate sobre o tema. Acesse e confira gratuitamente o conteúdo exclusivo.

Ficou interessado em viver em uma cidade caminhável? Conheça as opções de empreendimentos disponíveis na Cidade Criativa Pedra Branca.

Categoria:
Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *